Atividades de amor aos animais e ao meio ambiente
O Dia Mundial dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro. A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, e nos faz refletir sobre a necessidade do respeito e do compromisso com o meio ambiente.
A nossa escola sempre comemora a data com o objetivo de conscientizar os alunos de que a existência de todas as espécies de animais é essencial para o equilíbrio das cadeias alimentares e dos ecossistemas.
Neste ano, as atividades com os alunos da Educação Infantil ocorreram no dia 10 de outubro e foram organizadas pela teacher Valéria, de Inglês.
NOMES DOS ANIMAIS EM INGLÊS
Para a “Festa dos Animais”, os alunos vieram à escola com algum acessório ou adereço que lembrasse um bichinho (camiseta, tiara, chapéu, máscara). Assim caracterizados, eles aprenderam músicas infantis em inglês que nomeavam alguns animais.
A teacher Valéria explicou a proposta:
“Cantando, dançando e imitando alguns animaizinhos, eles ampliaram o vocabulário em inglês.”.
PALESTRA COM MENSAGENS ECOLÓGICAS
Além do estímulo ao aprendizado do Inglês, os alunos receberam ensinamentos ambientais importantes. A veterinária Ana Carolina Macedo Fecchio, mãe de um nosso aluno, compareceu à escola para conversar com as turminhas. Com ela vieram outros profissionais da “Safari”, sua clínica veterinária, que também cuida de alguns animais selvagens que foram abandonados por seus donos.
Assim, a Ana Carolina e sua equipe apresentaram para as turminhas algumas espécies exóticas e promoveram uma palestra em que mencionaram os cuidados e a responsabilidade que devemos ter com os nossos animais de estimação.
Com o lema “Animais selvagens: lindos e soltos nas selvas!”, a veterinária abordou o problema do tráfico ilegal de animais selvagens que precisa ser evitado. Ela explicou que a captura desses animais para criação em casa é considerada crime.
CRIANÇAS AMAM OS ANIMAIS, E PROFESSORAS TAMBÉM
Espontaneamente, os alunos quiseram tocar nos animais. A equipe fez a mediação para eles não se assustarem com a cobra ou o lagarto, por exemplo. Mas ninguém demonstrou medo, e sim curiosidade e vontade de expressar carinho.
Já com os cachorrinhos e tartarugas, por estarem bem mais familiarizados, os alunos ficaram muito à vontade, e a alegria de estar com os animais era visível na carinha deles.
A teacher Valéria ficou muito feliz com o sucesso do projeto. “Eles acompanharam as explicações com muito interesse. E eu fiquei encantada de ver como eles foram carinhosos com os animais!”, disse ela.
Acompanhando os alunos, outras professoras participaram das atividades e, de igual modo, revelaram seu amor aos bichinhos.