Nas vésperas do ENEM, os alunos do 3º Médio receberam, além de revisão de conteúdos pedagógicos, um ensinamento muito importante: como controlar a ansiedade, o estresse e o medo, substituindo esses sentimentos por equilíbrio psicológico, concentração e foco.
Mas como isso foi possível? Quem deu a receita e treinou os alunos foi a Kátia Zambianco, professora de Yoga e mãe de um nosso ex-aluno.
A Kátia começou as atividades explicando à turma o que é a Yoga e os benefícios que ela pode oferecer. Mencionou que essa prática de 5.000 anos, iniciada na Índia, trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que trazem melhoras nos aspectos físico e psicológico, e promovem a sensação de bem-estar e disposição.
Como ela esclareceu, a Yoga possui vários tipos de respiração, e ela ensinou duas aos alunos: uma para estimular, quando se sentissem abatidos, com preguiça, sono ou desânimo para suas tarefas (técnica respiratória rápida), e outra para tranquilizar o corpo, o cérebro e o coração, e aumentar o nível de consciência (técnica respiratória lenta).
Por questão de tempo, sabendo do nervosismo dos alunos com relação à prova que fariam no domingo, a professora se deteve mais na técnica respiratória lenta, capaz de corrigir as emoções e devolver ao praticante a sensação de calma e domínio de si mesmo.
“Como o objetivo do treino era diminuir a ansiedade, treinamos o respiratório quadrado, ou seja, a técnica em que se passa pelas 4 fases da respiração, retendo cada uma delas por 4 segundos”, detalhou a professora.
Ela também desenvolveu com a turma alguns exercícios corporais importantes para ativar todos os canais energéticos.
Assim, o tempo voou. A aula foi um sucesso e nem a professora nem os alunos queriam encerrar o encontro. Todos adoraram a experiência e disseram que se sentiam tão bem que iriam repetir os ensinamentos em casa.
Satisfeitos, eles reconheceram que a aula de Yoga tão especial foi um presente do Colégio Piaget de enorme valor!!!