O Ensino Médio visa preparar os estudantes não apenas em relação aos conhecimentos, mas também para a próxima etapa da vida, englobando tanto a faculdade quanto o trabalho.
Assim, o NOVO ENSINO MÉDIO proporciona maior flexibilidade e atende às necessidades individualizadas dos alunos, que têm a oportunidade de seguir uma “trilha” ou “itinerário formativo” e se aprofundar em uma determinada área do conhecimento.
Nos meses de maio e junho, os alunos do 1º Médio que escolheram o itinerário “Linguagens e Ciências Humanas”, nas suas aulas específicas, participaram de várias atividades dinâmicas e interativas para reflexões sobre o “próprio eu”, o mundo laboral e a escolha da carreira profissional.
Currículo Bilíngue
As professoras Mônica Lima e Talita Formaggio organizaram experimentações relacionadas ao processo seletivo no mercado de trabalho.
A tarefa foi a elaboração de um currículo bilíngue (português e inglês). Elas orientaram os alunos sobre a linguagem adequada, a estrutura textual e alguns detalhes importantes para deixar o documento bem atrativo.
Para tanto, os alunos se imaginaram já formados ou em fase de conclusão do curso que os habilitaria para a profissão dos seus sonhos.
Assim, nesse exercício de imaginação, eles puderam se autoanalisar, refletindo sobre seus gostos e afinidades.
Dinâmicas e bate-papos sobre entrevista de emprego
A Orientadora Educacional Cíntia Negrini e o Coordenador Pedro Robert conversaram com os alunos e também organizaram uma vivência.
O objetivo do bate-papo foi apresentar aspectos primordiais que os entrevistadores levam em consideração na hora da seleção e, assim, conscientizar os alunos sobre posturas ideais de um candidato a um posto de trabalho.
Então, para reforçar os ensinamentos, eles promoveram uma dinâmica de grupo que deixou destacada, no final, a importância da colaboração e união entre os membros de uma equipe na busca de um determinado resultado.
“Pessoas dispostas a trabalhar em grupo e que tenham relacionamento interpessoal com os colegas são as mais procuradas pelos empregadores.”, concluiu a Cíntia.
Simulação de uma entrevista de emprego
Como agir numa entrevista de emprego? Demonstrar ser organizado, paciente, verdadeiro, responsável… As mãos não podem tremer. A cabeça precisa ficar ereta. O tom de voz deve ser moderado e calmo, se possível.
Muitos conselhos interessantes os alunos receberam do Coordenador Pedro em uma simulação de entrevista.
Mas as atividades tiveram objetivos socioemocionais para muito além da situação de emprego. Ou seja, a proposta foi estimular nos alunos o início de um processo de “autoconhecimento”, em que eles valorizassem suas características positivas e também modificassem ou aprimorassem traços da personalidade não condizentes com uma convivência harmônica, pacífica e solidária. Em suma, a principal lição das vivências foi que precisamos todos “evoluir” como pessoas. E, é claro, sempre estar confiantes em nosso potencial.