De forma lúdica e divertida, as professoras da Educação Infantil apresentaram uma pecinha, abordando os problemas que o lixo causa ao mundo em que vivemos.
Na história encenada, a personagem “Dona Sujeirinha” jogava lixo em qualquer lugar, poluindo o meio ambiente. Ela não se importava com a natureza até o dia em que conheceu a menina Laura, que lhe explicou que cada pessoa precisa fazer a sua parte e colaborar com a vida no planeta.
Na conversa com a Dona Sujinha e com os alunos, a menina Laura esclareceu que a “coleta seletiva” é uma das ações de proteção ambiental que devemos realizar no dia a dia, e mostrou as lixeiras apropriadas para o lixo reciclável, as suas cores e o que podemos descartar em cada uma delas.
Consciente, agora, da necessidade de sua contribuição, a Dona Sujeirinha selecionou seu lixo e foi colocando nas lixeiras adequadas. Alguns alunos também foram chamados para fazer o descarte correto de alguns lixinhos.
Para memorizarem as cores das lixeiras, as turminhas ganharam pulseirinhas: o Maternal I, na cor azul, da lixeira para papéis; o Maternal II, na cor vermelha, da lixeira para plásticos; o Nível I, na cor amarela, da lixeira para metal; e o Nível II, na cor verde, da lixeira para vidros. Então, os alunos se comprometeram a ser “amigos da natureza”, adotando práticas de reciclagem e de reaproveitamento.