As professoras Flávia e Fernanda Elisa, do 4º ano do Ensino Fundamental, trabalharam com seus alunos o “Sistema de Numeração Decimal”.
Todas as aulas se desenvolveram de forma contextualizada com o tema “AÇAÍ”, uma fruta brasileira cultivada predominantemente na Amazônia e que traz muitos benefícios à saúde e à economia daquela região.
Contextualização
A contextualização na educação significa abordar um assunto ou conceito pedagógico de forma que a teoria se conecte a uma situação do cotidiano, levando o estudante a estabelecer uma relação entre o que está aprendendo e a realidade concreta.
A nossa escola preza o emprego da contextualização — recurso didático multidimensional — na abordagem dos conteúdos de todas as disciplinas.
Assim, no nosso material didático, para o estudo do “Sistema de Numeração Decimal”, constam textos sobre o açaí, mencionando as características dessa frutinha deliciosa com a qual são fabricados vários produtos.
Um dos textos é um “infográfico”, que possibilitou, numa proposta interdisciplinar com Língua Portuguesa, aprendizados sobre esse gênero textual. Também, com base nos dados que o infográfico menciona, vários exercícios matemáticos foram apresentados para os nossos alunos resolverem.
Degustação do açaí
Os alunos aprenderam a importância comercial e econômica do açaí, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas. Foram informados sobre os valores nutritivos da fruta, rica em fibras, vitaminas, proteína, fósforo, magnésio, potássio e antioxidantes.
De tanto se falar do açaí, os alunos estavam desejosos de provar o seu gostinho. Alguns nunca haviam experimentado. Então, como encerramento do estudo da unidade, as professoras serviram aos alunos sorvete de açaí.
Foi um momento “saboroso”, de alegria e confraternização.