Os alunos do Nível II da Educação Infantil estavam estudando “Meios de Transporte Terrestres”. E, para que o assunto fosse assimilado de forma significativa e prazerosa, as professoras planejaram atividades lúdico-pedagógicas.
Eles mesmos escolheram o trem para realizarem, com a família, uma criação Maker (técnica do “faça você mesmo” com o emprego, principalmente, de materiais recicláveis). Então, receberam a orientação de que, para a confecção do Trem Maluco, os pais não precisariam comprar nada, e sim usar materiais que já tivessem em casa e que seriam descartados. Combinou-se, ainda, que a criança participaria o máximo possível, com ideias, escolha de detalhes, sugestão de cores, etc.
Os resultados foram surpreendentes. Os trens ficaram originais e criativos.
Aprendizados ambientais e socioafetivos
A transformação de materiais recicláveis em objetos ou brinquedos é muito útil para o desenvolvimento das crianças, pois elas percebem que podem fazer suas próprias construções para brincar, incorporando concretamente noções de economia e de preservação do meio ambiente.
Além de proporcionar esses aprendizados, desta vez, a atividade de reaproveitamento de materiais foi especial porque também promoveu a integração dos membros da família. Como se sabe, para as crianças, é muito bom que os pais ou irmãos participem de suas tarefas. Essa “união participativa familiar” proporciona sensação de segurança e equilíbrio emocional.
Exposição dos trabalhos e visita dos alunos do Ensino Médio
As professoras organizaram uma exposição dos Trens Malucos. Cada aluno ficou junto da sua criação para explicar aos demais colegas da Educação Infantil como realizou a arte, quem participou, quais materiais recicláveis foram escolhidos. Também comentaram um pouquinho sobre a importância da reciclagem do “lixo que não é lixo”.
Mas o que mais encantou os expositores foi a presença dos alunos do Ensino Médio. Os “grandes” (como foram chamados pelos alunos do Nível II) visitaram toda a exposição e demonstraram interesse nas explicações recebidas.
A professora Juliana comentou: “Falar aos visitantes sobre os trabalhos foi mais um objetivo do nosso projeto: desenvolver a oralidade dos alunos.”. E a professora Larissa Mendes acrescentou: “Ficamos orgulhosas! Os nossos aluninhos não se intimidaram com os maiores. Conseguiram responder às perguntas sobre o que tinham construído. Aliás, os alunos do Médio foram extremamente carinhosos e gentis. Só elogiaram.”