Todos sabem que os povos originários, os verdadeiros donos das terras brasileiras, interagem com a natureza, convivem com ela, vivem dela, valorizam-na e protegem-na.
Por isso, a NATUREZA foi o tema central das comemorações na nossa escola, em 19 de abril, Dia dos Povos Originários.
As professoras da Educação Infantil e do Fundamental Anos Iniciais organizaram várias atividades com o objetivo de conscientizar os alunos dos problemas que os povos indígenas enfrentam, como a invasão das suas terras por garimpeiros, mineradores, madeireiros e fazendeiros, e de como eles continuam lutando bravamente pela sobrevivência.
Aprendendo a amar a natureza com os povos indígenas
Em rodas de conversa, as professoras da Educação Infantil explicaram que os povos originários são caracterizados como “Guardiões da Floresta”. Eles não poluem nem devastam a natureza. Conseguem sua subsistência sem ferir o meio ambiente. A preservação natural das florestas e dos animais eles sempre souberam fazer muito bem.
Então, para estimular nos nossos alunos o amor à natureza, característica tão marcante desses povos, foram convidados alguns naturalistas do “Bio Parque Macuco” para uma aula especial.
O “Bio Parque Macuco” é um espaço que abriga animais que foram abandonados. Os biólogos e técnicos ambientalistas que lá trabalham amam a natureza e, além de cuidarem dos animais, visitam escolas para divulgar conteúdos referentes a causas ecológicas.
Eles conversaram com os nossos alunos sobre a relação dos indígenas com a natureza, mostraram objetos criados por eles, promoveram uma oficina de pinturas de rosto (que são as marcas características de muitas tribos) e apresentaram alguns animais silvestres vítimas do comércio ilegal.
Muito da nossa alimentação é de influência indígena
Nas conversas com as professoras, os alunos da Educação Infantil receberam informações sobre a culinária indígena, que em muito influenciou a nossa alimentação cotidiana. Eles aprenderam que a mandioca frita, o milho cozido, a banana assada e a tapioca, que fazem parte do cardápio de todos os brasileiros, são de origem indígena.
Para degustação, as professoras serviram o milho cozido, que as crianças adoram.
A cerâmica como importante arte indígena
Os alunos do Integral do Ensino Fundamental Anos Iniciais receberam a informação de que cestos e utensílios domésticos fazem parte do artesanato dos povos indígenas. Eles utilizam folhas, fibras vegetais, argila, madeira e pedras para suas artes.
Por essa influência, em todos os lugares do Brasil, criação com materiais naturais, a chamada “arte natural indígena”, se realiza.
Mas, dos vários tipos de artesanato dos povos originários, as professoras evidenciaram a tauá (que significa argila em tupi guarani), que é a arte ancestral da cerâmica cuja técnica é utilizada por quase a totalidade das comunidades indígenas brasileiras. Imitando essa técnica, os alunos confeccionaram potinhos, esperaram secar e finalizaram suas produções com pintura livre. Então, embrulharam e levaram para casa com as explicações anexadas sobre o Projeto Tauá de valorização da cultura indígena.