O ACOLHIMENTO é considerado o “marco zero” do ano letivo. Os alunos precisam se sentir bem recebidos, seguros, integrados e motivados.
Entrosar-se já de início é essencial para que possam realizar todos os projetos planejados com alegria, seguindo a proposta da nossa escola de incentivar a “união e cooperação entre todos”.
Acolhimento logo na chegada
A diretora Lilian e a coordenadora Elisabete receberam os alunos do Fundamental Anos Iniciais na portaria da escola com abraços e beijos.
Por saberem que a afetividade tem um papel preponderante no processo educativo, priorizaram, na chegada, uma atenção carinhosa a cada criança, uma escuta cuidadosa, um olhar nos olhos, um dizer “Que bom que você veio!”.
Nesse momento inicial do ano, é comum surgirem sentimentos de receio, insegurança, ansiedade, mesmo em alunos que já conhecem de outro(s) ano(s) o ambiente escolar. São dúvidas que surgem inevitavelmente: “Quem serão os professores?”; “Farei amizades?”; “Será difícil a trajetória deste ano?”; “Serei capaz de acompanhar?”. Então, nada melhor do que abraços e beijos para a criação ou renovação de laços e conexões, e para as crianças sentirem que a escola se preocupa com elas, que poderão sempre contar com o auxílio não apenas dos professores, mas também da direção e da coordenação.











Alegria para os alunos e os pais
A nossa escola organizou uma recepção alegre e motivadora para os alunos e seus familiares.
Na portaria, uma dupla de músicos anunciava para os alunos que a volta às aulas era uma ocasião de celebração da oportunidade de fazer descobertas, ser feliz e promover o próprio aprendizado.
Aos pais, o show musical era um convite para a participação e o envolvimento das famílias em todo o processo de aprendizagem.
Assim, criou-se um ambiente tão acolhedor, que até um cão de estimação de um aluno foi levado às proximidades da portaria.




Dinâmicas, brincadeiras e contato com a natureza
Nos primeiros dias, várias atividades lúdicas e interativas foram desenvolvidas para que os alunos se apresentassem e conhecessem melhor os colegas e os professores. Todas elas visaram promover a integração do grupo, tão importante para o bem-estar social e emocional dos educandos.
Eles também foram informados das novidades e dos projetos que desenvolverão durante o ano.
E, nos espaços abertos da escola, brincaram livremente, e alguns colheram frutinhas maduras do pé.
Com certeza, para eles, foram muito significativos os momentos que passaram no nosso ambiente de natureza.



Acolhimento especial também no Período Integral
As professoras do Período Integral do Fundamental Anos Iniciais, para acolher os alunos, promover a integração entre eles e fazê-los se sentir animados e felizes, planejaram brincadeiras nas quadras e no Espaço Kid’s, contação de histórias e visita à horta.
Também, já no início, elas apresentaram o tema central dos trabalhos deste ano: a paz. Então, durante a primeira semana, os alunos participaram de atividades interessantes e criativas sobre a paz, em que se expressaram por meio de desenho e escrita.
Uma das artes foi o “Quebra-cabeça de um mundo melhor”, desenvolvido a partir da resposta à pergunta: “Do que o mundo precisa para todos viverem em paz?”. Cada aluno elaborou uma pecinha do jogo. No final, todos puderam concluir que, embora a criação de cada um fosse apenas uma das pecinhas do quebra-cabeça, ela possuía total importância na composição do todo.
E houve outras produções artísticas: os “Cartões das Virtudes”, em que os alunos citaram as atitudes adequadas para uma convivência pacífica; o “Painel do mundo feliz”, em que retrataram uma vivência de felicidade e paz; o “Potinho da Gratidão”, em que mencionaram o que para eles era importante e merecia agradecimento; e o “Baú dos Sonhos”, bilhetinhos que exigiram deles reflexão sobre o que realmente seria o melhor para ser almejado.
Em suma, foram atividades que, de forma lúdica e prazerosa, estimularam o autoconhecimento, a criatividade e a imaginação dos alunos.











