Um antigo sonho da nossa diretora Lilian Cavalaro era criar encontros especiais com as Famílias Piaget para a discussão da questão primordial: “Como devemos educar as nossas crianças e jovens?”.
A sua experiência de professora, pedagoga, diretora do Colégio Piaget e mãe de 3 filhos comprovava que os “educadores” precisam desenvolver com os “educandos” um relacionamento em que prevaleça acolhimento, carinho, diálogo, elogios aos bons comportamentos, enfim, um relacionamento amoroso e de confiança mútua.
Porém, ela sempre foi sabedora de que, na mesma proporção das escutas e incentivos, os educandos têm necessidade de regras bem definidas, compromissos e responsabilidades, para poderem, de modo adequado, desenvolver suas potencialidades intelectuais, emocionais e sociais.
Muitas dúvidas
Constantemente, a Lilian se questionava: Como achar um equilíbrio entre demonstrar amor e estabelecer limites claros? Como achar o caminho certo entre a disciplina e a empatia? Como fazer os filhos (e os nossos alunos) compreenderem o que é esperado deles neste novo mundo caracterizado pela tecnologia digital?
Era evidente que, diante de uma realidade inovadora, as posturas deveriam ser também inovadoras.
A busca de soluções
Assim, para responder a essas questões e encontrar as melhores estratégias que orientassem as ações das famílias e ajudassem as crianças e jovens a evoluírem e serem felizes, a Lilian criou a “Academia de Pais”. Trata-se de um projeto de educação positiva, adequado aos tempos atuais e que visa propiciar aos educandos (e aos seus familiares) o bem-estar físico e psicológico, e o desenvolvimento integral de suas potencialidades. Em suma, a proposta é, juntos — professores, direção, coordenação, alunos e pais — fazermos reflexões e colocarmos em prática, na escola e no lar, as chamadas atitudes proativas (que serão debatidas nos encontros agendados).
Características da “Academia de Pais”
A “Academia de Pais”, uma criação da nossa diretora Lilian Cavalaro, consiste no estudo e aplicação de estratégias comportamentais que conduzam a uma formação positiva e proativa, possibilitando aos jovens serem protagonistas da sua história de vida, num processo de se tornarem “líderes” deles mesmos.
Essas propostas, com certeza, beneficiarão também os adultos, ou seja, as estratégias comportamentais podem ser úteis a toda a comunidade Piaget.
Por isso, o lema da nossa “Academia de Pais” é: “Criando líderes: a arte de unir e capacitar famílias.”.
Neste ano, serão oferecidas às Famílias Piaget 7 palestras. Os encontros, já programados, constam no site da escola para todos se inscreverem.
O projeto ganha aliados
Para a execução e divulgação dos trabalhos da “Academia de Pais”, a Lilian convidou o professor e palestrante renomado, Wagner Cipriano, que, compactuando com as propostas, fará a explanação, em palestras, de alguns dos temas selecionados.
Mas também outros palestrantes serão convidados a dar continuidade ao projeto.
E mais parceiros já estão atuando em prol do bom desenvolvimento da “Academia de Pais”: os Coordenadores Pedagógicos da nossa escola e as Orientadoras Educacionais do SOE.
A “Academia de Pais” já começou
Com o tema “Como ensinar seu filho a ser proativo”, no dia 25 de fevereiro, houve a inauguração da “Academia de Pais”. O evento se deu no Auditório José Luiz Cavalaro, com a presença de pais, professores e todos os integrantes da gestão escolar, incluindo os mantenedores da nossa escola, o Sr. José Luiz Cavalaro e a Sra. Valdineia Cavalaro.
Para o início do encontro, organizou-se uma apresentação do Piaget Concert (a primeira vez de outras que virão), com o objetivo de proporcionar à plateia um momento de descontração e mostrar a proatividade artística de três dos nossos alunos. O Enrico Bueno, do 9º ano do Fundamental, a Bia Brumatti, do 3º ano do Médio, e a Isa Agostino, do 2º ano do Médio, deram um show de bateria, canto e guitarra, respectivamente.
Em seguida, a diretora Lilian explicou aos pais o seu projeto e anunciou o seu parceiro, Wagner Cipriano, para a discussão do primeiro tema: “Como ensinar seu filho a ser proativo”.
A primeira palestra da “Academia de Pais”
O professor Wagner Cipriano começou a palestra sobre o tema “Como ensinar seu filho a ser proativo” explicando o que é ser proativo e sua importância para a vida cotidiana do presente e do futuro.
Ele esclareceu que a pessoa proativa desenvolve um conjunto de ações positivas que criam um ambiente muito mais agradável, acolhedor e colaborativo, beneficiando a si mesma e aos demais em sua volta. Comentou que muitas famílias, por amor, fazem tudo para os filhos, não delegando a eles, por exemplo, algumas tarefas na organização geral da casa.
O palestrante revelou que às crianças e aos jovens que “recebem tudo pronto”, ao contrário do que se imagina, são negados os bons e valorosos sentimentos de verdadeiro pertencimento à família, de compartilhamento das dificuldades e das alegrias, de contribuição responsável para o bem-estar comum.
Então, reforçando que uma educação proativa é indispensável para a evolução e felicidade das pessoas, o professor Wagner deu exemplos dos “combinados” que devemos ter com os nossos jovens, na escola e em casa, para o treino de habilidades comportamentais essenciais, como: cumprimento de tarefas e obrigações de forma pontual e dedicada; realização das atividades solicitadas de maneira cooperativa com os colegas, irmãos ou pais; tomada de iniciativa para resolver os problemas em vez de apenas apontar as falhas ou pedir soluções; resiliência para superar obstáculos; entre outras.
Da conversa, por vezes engraçada, ficou aos presentes uma lição simples mas de muita profundidade: “Para começar a ensinar seu filho a ser proativo, delegue ações de colaboração (com ele mesmo e com a família).”.
Queridas famílias, lembrem-se de consultar a agenda das palestras da “Academia de Pais” para não perderem nada!!!













