Os alunos do Fundamental Anos Finais, no Período Integral, com as professoras Gislaine, Renata e Gizele, desenvolvem um Projeto Literário anual, baseado na leitura de livros.
No segundo trimestre, eles leram o livro bilíngue “João e o pé de feijão - Jack and the Beanstalk”, de Telma Guimarães, e realizaram várias atividades interdisciplinares.
Leitura da obra e mensagens
Os alunos fizeram leituras em grupo e também individuais do texto em português e em inglês. Em seguida, com as professoras Gislaine e Renata, participaram de rodas de conversa para a interpretação das várias mensagens da obra — coragem, persistência, motivação —, que são valores essenciais para se alcançar um objetivo.
Com a teacher Gizele, do Inglês diário do Integral, aperfeiçoaram a pronúncia da leitura em inglês e estudaram o vocabulário. Também alguns aspectos do enredo e das mensagens foram discutidos, em inglês, é claro.
Vídeos sobre a história
Ainda com a teacher Gizele, os alunos assistiram a um vídeo em inglês, reproduzindo a história Jack and the Beanstalk em formato de desenho animado.
A proposta com o vídeo foi também de trabalhar o vocabulário e as mensagens.
E, como eles puderam acompanhar a mesma fábula em linguagens diferentes, a teacher promoveu um bate-papo comparando o enredo das duas versões.
Brainstorming
O significado literal de “brainstorming” é “tempestade de ideias”. Trata-se de uma técnica de compartilhamento espontâneo, em grupo, para reunião de sugestões e soluções, sem julgamentos sobre certo e errado. Após o levantamento de ideias, é feita uma seleção, ou seja, o grupo filtra as ideias mais relevantes e monta uma espécie de gráfico.
O primeiro passo de um “brainstorming” é definir a meta ou o assunto a ser abordado. Neste caso, o tema foi a fábula “Jack and the Beanstalk”. Então, os alunos apresentaram, em inglês, as ideias principais do enredo e das simbologias da obra. Em especial, os alunos do 8º e 9º ano colocaram no seu “brainstorming” um novo final que eles mesmos elaboraram para a história.
Kahoot
“Kahoot” é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos eletrônicos. Também denominado de “quiz”, constitui-se de testes de múltipla escolha. Assim, valendo-se de um recurso lúdico-pedagógico com competição e que os alunos adoram, a teacher Gizele criou questões para eles testarem os conhecimentos adquiridos com o livro.
Atividades de Arte
Várias produções artísticas relacionadas ao livro foram desenvolvidas.
Com as professoras Gislaine e Renata, por meio da Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo” com o emprego, principalmente, de materiais recicláveis), eles montaram o gigante, um dos personagens da história. E confeccionaram um vaso com o pé de feijão de jornal e de papel crepom verde.
Prontas as duas artes, elas foram colocadas bem próximas a um dos elevadores da escola, para reforçar a ideia da “subida” e “descida”. Já com a teacher Gizele, os alunos realizaram “drawings” (desenhos) como se fosse para a criação da capa do livro em edição de língua inglesa.