Os alunos de todas as turmas da Educação Infantil da nossa escola têm o seu mascote, pois sabemos que ele constitui um recurso que oferece segurança, ajudando na adaptação à rotina das aulas, na integração com os colegas e professores, e no bem-estar socioemocional dos alunos.
Principalmente os mais novos desenvolvem fortes vínculos afetivos com o mascote, vendo-o como um aliado em todas as atividades escolares.
Para as turmas do Maternal II, o mascote é a Luna, uma adorável cachorrinha.
Confecção da Luna com a família
Para que todos os alunos tivessem seu mascote, cada um confeccionou a Luna, em casa, com a participação da família. A sugestão foi que a montagem fosse feita com meias usadas e demais materiais recicláveis.
Os pais e as crianças usaram e abusaram da criatividade, e o resultado foram bonitas “Lunas”, que estão acompanhando os alunos na escola e em casa.
A chegada do Dodô, mais um personagem do material didático
O Dodô, personagem do material pedagógico com baixa capacidade visual, foi apresentado aos alunos do Maternal II como um novo amiguinho.
As professoras esclareceram que os problemas de visão do Dodô não o impedem de viver em comunidade, se relacionar com as pessoas, estudar e dedicar-se ao seu esporte favorito, o judô. E mencionaram que, para ele viver bem, sempre conta com a ajuda dos amigos e do seu cão-guia.
“Vocês sabem quem é o cão-guia do Dodô?”, perguntaram as professoras. E os alunos ficaram encantados quando souberam que o cão-guia do Dodô era a Luna.
Mascote Luna ganha status de Super-heroína da Inclusão
Como cão-guia do personagem Dodô, a Luna passa a ser considerada uma super-heroína. Ela possui os superpoderes da amizade, do companheirismo, da dedicação, do amor e da inclusão. E até recebeu uma capinha.
Explicando aos alunos que inclusão é a nossa capacidade de compreender e aceitar o outro com suas diferenças, as professoras foram colando na capa da Luna da classe símbolos da inclusão (logotipos indicadores de que o local oferece acessibilidade para pessoas com deficiência).Elas também confeccionaram capas para seus alunos com a letra inicial do nome de cada um. Com a capa, eles brincaram de ser Super-heróis da Inclusão, como a Luna.
Associação da Luna com animais de estimação e visita da veterinária
A mascote Luna, sendo uma cachorrinha, permitiu associá-la a um animal de estimação. As professoras, então, comentaram que os animais que temos em casa precisam da nossa ajuda para poderem viver com saúde.
E, para os alunos receberem melhores explicações sobre o tratamento ideal aos animais, elas convidaram a Dra. Amanda, médica veterinária, para vir à nossa escola. Ela atendeu ao convite e veio acompanhada de seu cachorrinho.
Os alunos receberam a doutora com alegria e interesse. Durante o encontro, estavam segurando as suas Lunas e usando as capas de super-herói.
A Dra. Amanda, por sua vez, de maneira carinhosa e carismática, conversou bastante com os alunos. Perguntou se eles tinham bichinho em casa e como eram tratados. Esse diálogo deu oportunidade para ela enfatizar os cuidados e o respeito que os animais devem receber.
O cachorrinho da doutora, o Omaley, também ganhou das mãos de um aluninho uma capa de super-herói.
Importantes aprendizados
A mascote Luna proporcionou muitos aprendizados para as turminhas do Maternal II. Como cão-guia do Dodô, ela ajudou a transmitir aos alunos noções de inclusão, respeito e aceitação das diferenças entre as pessoas.
E, no bate-papo com a veterinária, eles aprenderam sobre os compromissos dos donos com a vida e bem-estar dos animais e o significado de “posse responsável”.
Com certeza, são ensinamentos importantes que eles vão levar para o futuro.