A OLIJUP (Olimpíada da Juventude Piaget) virou tradição na nossa escola. Neste ano, a organização da 9ª edição da OLIJUP está se iniciando.
O que é a OLIJUP?
A OLIJUP é uma olimpíada com abrangência esportiva, cultural e social. Desenvolve-se entre os nossos alunos do 6º ano ao 3º do Médio, que se dividem em 12 grupos e realizam tarefas, desafios, gincanas, produções artísticas, arrecadações beneficentes, entre outras atividades.
Como a OLIJUP é organizada?
A característica da nossa OLIJUP é a formação de equipes (misturando alunos de todas as séries, do 6º ano ao 3º do Médio) que, representando uma cor e um Estado brasileiro, participam de provas que valem pontos.
As atividades de cada modalidade são estruturadas para valorizar a diversidade de perfis dos alunos, integrando os saberes acadêmicos, as experiências vivenciadas, a prática de esportes e as habilidades artísticas em uma grande celebração de integração e unidade entre os dois ciclos de ensino: o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio.
A competição entre os grupos irá durar de março a junho.
Quais são as provas da OLIJUP?
São quatro modalidades de provas: PROVA ECOLÓGICA (recolhimento de materiais recicláveis, como: caixas de leite, lacres, tampinhas, latas, garrafas PET, óleo usado, para doação a ONGs de reciclagem); PROVA SOLIDÁRIA (arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e produtos de limpeza, para doação a entidades beneficentes), PROVA DE ARTE E CRIATIVIDADE (preparação de fantasias, mascotes, bandeiras, camisetas e demais caracterizações do grupo e do Estado que estiverem representando) e PROVA DE ATIVIDADES FÍSICAS E INTELECTUAIS.
Benefícios culturais e socioemocionais da participação na OLIJUP
Muitos são os aprendizados e valores adquiridos pelos participantes das equipes.
A OLIJUP tem sua proposta pedagógica baseada na cooperação, no respeito e na confiança, elementos que se apresentam como imprescindíveis para a formação de indivíduos ativos para a transformação do mundo. Seu fundamento, portanto, está pautado em valores éticos e morais, na construção de conhecimentos pela cooperação, na autorrealização e na ação consciente de propostas solidárias.
Alunos mais velhos com alunos mais novos
A mistura de séries no grupo traz resultados positivos. A união de alunos mais novos com alunos mais velhos possibilita um dinamismo maior em toda a trajetória dos trabalhos. Os mais velhos desenvolvem o espírito de liderança, inspirando os mais novos a se adaptarem às propostas e, ao mesmo tempo, buscarem o seu lugar de fala.
Desde à primeira etapa das atividades, o grupo que conseguir de seus componentes posturas de comprometimento, responsabilidade, autorrespeito, respeito ao outro, autovalorização, valorização do outro, empatia, colaboração, tem mais chance de vencer as competições.
Assim, a OLIJUP consiste em um grande ensinamento de como proceder num “trabalho em grupo”, tão importante para a continuidade dos estudos e para a futura vida profissional.
Início dos trabalhos da “OLIJUP-2025”
No final de fevereiro e comecinho de março, os grupos se formaram e votaram para escolher os líderes e os vice-líderes.
Liderança e trabalho em equipe são elementos fundamentais para o sucesso de um projeto. A escolha do líder é também muito importante porque ele estabelece os objetivos, garante que todos tenham o que precisam para trabalhar e, além disso, motiva e encoraja os membros da sua equipe
Um bom líder pode fazer a diferença entre uma equipe desordenada e uma bem organizada, em que os componentes se entendem, discutem harmoniosamente e participam ativamente das decisões e elaboração das tarefas. Os professores deram total protagonismo para os alunos montarem os seus grupos, escolherem os líderes e estruturarem suas atividades. Essa metodologia permite que os alunos ajam efetivamente no processo do projeto OLIJUP. Isso significa que eles participam de todas as fases, desde o planejamento até a apresentação dos estandes e demais atividades competitivas.














