O Colégio Piaget sempre preocupado em trazer o máximo de tranquilidade e informação para os pais, terá no portal atualidades sobre saúde e bem-estar.
E como primeiro texto, falaremos sobre o CORONAVÍRUS.
Como o novo coronavírus é transmitido?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Importante: A transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, podendo causar também, pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são a febre, tosse e dificuldade para respirar.
Como é feito o tratamento do novo coronavírus?
Não existe tratamento específico para casos do novo coronavírus. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas para aliviar os sintomas. Assim que os primeiros sintomas surgirem é fundamental procurar ajuda médica imediata.
Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Divulgue essas informações para seus amigos e familiares e tome cuidado com as fake news, para não divulgar informações incorretas, visto que diariamente existem novas informações.
Qualquer dúvida, entre em contato com a Pró-Saúde no WhatsApp 99301-1324.
Dr. Carlos Alberto M. Francisco – CRM 62.449
Pediatra/Alergista – Clínica Pró-Saúde