Outubro é o mês da campanha mundial de conscientização de que o câncer de mama pode ser evitado, tem cura e a prevenção salva.
Dados estatísticos nos revelam que, depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Só neste ano de 2022, foram estimados 66.280 novos casos da doença no nosso país. Entretanto, os especialistas enfatizam que o câncer de mama pode ser curado quando descoberto no início.
Assim, o SOE (Serviço de Orientação Educacional), que é um departamento da nossa escola com o compromisso de auxiliar os alunos e as famílias, desenvolveu um trabalho para incentivar as mulheres da comunidade Piaget a fazerem os exames de prevenção.
BATE-PAPO COM AS CRIANÇAS SOBRE PREVENÇÃO
A Ana Paula e a Vavá, orientadoras educacionais da Educação Infantil e do Fundamental I, conversaram com os alunos sobre a importância da saúde das mamães e das demais mulheres do convívio deles.
Com linguagem simples e acessível a cada faixa etária, elas comentaram que é fundamental que as mulheres se cuidem muito bem. Destacaram que a realização de exames médicos anuais deve ser um hábito de saúde, por garantir a descoberta de doenças logo no início e facilitar o tratamento.
“As mulheres que amamos, a mamãe, a vovó, as titias, precisam saber da necessidade de fazer exames, mesmo que não sintam nenhum problema”, disse a orientadora Vavá para explicar aos alunos o significado de PREVENÇÃO.
CONFECÇÃO DE UM CARTÃO PARA A MAMÃE
Os alunos se comprometeram a perguntar às mães se já haviam feito os exames médicos neste ano e a transmitir a elas o que aprenderam sobre prevenção ao câncer de mama.
Para facilitar que a informação chegasse às mulheres da nossa comunidade escolar, as orientadoras educacionais entregaram aos alunos um folheto cor-de-rosa, com o escrito: “Olhe quem é importante para mim”. Abaixo, constava um coração laminado para a mamãe se olhar e se identificar como sendo ela a pessoa mais importante e que, por isso, precisava cuidar da saúde. E esse folheto se transformou em um cartão-convite, pois cada aluno inseriu um complemento pessoal com desenhos e/ou palavras de carinho, convidando a mamãe para a realização dos exames de prevenção.
ENGAJAMENTO DOS PROFESSORES NA CAMPANHA
Os professores, coordenadores e auxiliares, no dia marcado para a divulgação da campanha, vieram com uma peça de roupa ou um acessório na cor rosa para mostrarem seu engajamento.
Nas salas de aula, todos falaram um pouco do objetivo do “Outubro Rosa” e solicitaram aos alunos que repassassem as informações a todas as mulheres conhecidas.
CONVERSA COM OS ALUNOS DO FUNDAMENTAL II
A orientadora educacional Cíntia passou nas salas do Fundamental II e conversou com os alunos sobre o câncer de mama e a maneira correta de prevenção: a mamografia anual.
O folheto também foi entregue aos alunos. Mas, o que mais caracterizou a atuação deles foi a “Carta do Outubro Rosa”, que redigiram às mulheres de sua família, expondo afeto e preocupação com a saúde delas.
PALESTRA PARA AS ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
Convidada pela orientadora educacional Cíntia, compareceu à nossa escola a Dra. Anna Luíza Lobão, ginecologista e ex-aluna Piaget.
Num bate-papo bem descontraído com as alunas do Ensino Médio, a doutora explicou sobre o câncer de mama e a necessidade de exames preventivos. Ensinou como fazer o autoteste e tirou diversas dúvidas referentes ao corpo da mulher. Também entregou um folheto informativo elaborado por ela mesma.