Todo dia é dia de Inglês do CEL-LEP no Colégio Piaget, mas nem por isso há rotina. As aulas são organizadas de modo a apresentar uma brincadeira diferente, uma atividade lúdico-pedagógica inesperada, uma interação motivadora a cada dia. E o mais importante: só se fala em inglês.
Assim, os alunos participam das aulas com interesse e vão aprendendo a se comunicar em inglês, é claro.
A teacher Mariana, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, está sempre usando estratégias divertidas para proporcionar um aprendizado significativo e prazeroso.
BONECOS-PERSONAGENS
Para desenvolver o assunto “What’s your name? / What’s his name? / What’s her name?”, a teacher levou para a sala de aula bonequinhos que viraram personagens. As crianças aprenderam a perguntar os nomes e também a responder corretamente, a partir da interação com a teacher, os colegas e os bonecos.
DIGITAIS: DO PRÓPRIO ALUNO E DOS AMIGOS
Para aprender a se identificar e identificar os colegas, os alunos fizeram, primeiramente, a sua própria impressão digital no seu material pedagógico, com tinta guache no dedo. Depois, utilizando o mesmo processo, imprimiram a digital no material de alguns colegas e receberam as digitais deles. Então, puderam completar os quadros, trabalhando os conceitos “His name is… / Her name is…”
CRIAÇÃO DE “BOARD GAME”
Outra atividade para o treino das perguntas e respostas foi a montagem de um board game (jogo de tabuleiro). Os alunos recortaram, pintaram, colaram e, numa aula seguinte, jogaram em duplas ou trios. Avançava e ganhava o jogo quem conseguisse as falas corretas para apresentar os personagens do tabuleiro.
Usando as borrachas como pinos, a improvisação fez parte da alegria da brincadeira que eles mesmos criaram.