Piaget já nos alertava sobre a importância de estimular a aprendizagem através da fantasia, do divertimento e da brincadeira.
Hoje, existe um consenso de que o lúdico é um fator determinante na aprendizagem da criança. O ensino, utilizando meios lúdicos, criaria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento global.
O lúdico se origina na capacidade simbólica, na qual as imagens são consideradas fundamentais para instrumentalizar a criança, visando a construção do conhecimento e sua socialização.
A Matemática é uma disciplina considerada por muitos estudantes como difícil, complexa, simplesmente por estarem relacionadas às fórmulas e cálculos e então, acabam sentindo dificuldades para assimilarem os conteúdos quando não demonstram interesses, por não compreenderem, por não fazerem relação com seu cotidiano, e não percebem que bem antes de sua vida escolar a matemática já faz de alguma forma, parte de sua vida.
Por meio das atividades lúdicas, as crianças demonstram prazer em aprender, agir, e enfrentar os desafios seguros e confiantes. Elas produzem conhecimentos, e envolvimento do indivíduo que brinca. Por isso, é de fundamental importância que o professor utilize os jogos na sala de aula, estimulando os alunos para o desenvolvimento dos conteúdos propostos. Uma vez que o objetivo deverá ser o de ajudar os alunos a entender a matemática e encorajá-los a acreditar que é natural e prazeroso continuar a usar e aprender matemática como uma parte sensível, natural e agradável.