O Piaget tem como proposta trabalhar com os alunos as três competências básicas — intelectual, social e emocional —, para que eles possam atuar na sociedade como cidadãos conscientes e humanistas.
Para as competências socioemocionais, a nossa escola oferece aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio aulas específicas de IOGA (com adaptação para as diversas idades), de RELAXAMENTO e SOUL MIND (curso de Meditação para estudantes).
Além dessas modalidades, existe o SOE (Serviço de Orientação Educacional), um departamento com o compromisso de auxiliar os alunos e as famílias a encontrarem os melhores caminhos para a solução de possíveis problemas ou dificuldades que surjam.
SETEMBRO AMARELO
Preocupado em desenvolver nos alunos o autoconhecimento e o autorrespeito, assim como o conhecimento do outro e o respeito ao outro, o SOE sempre organiza atividades no “SETEMBRO AMARELO”.
Trata-se de uma campanha anual promovida pelo Conselho Federal de Medicina, que visa dar apoio à vida e ao bem-estar psicológico, incentivando as pessoas a se unirem e se ajudarem mutuamente no enfrentamento das dificuldades.
Neste ano de 2022, o lema da campanha foi: “A VIDA É A MELHOR ESCOLHA!”
Então, as orientadoras educacionais Varluce e Ana Paula estiveram em todas as turmas da Educação Infantil e Fundamental I para conversar com os alunos sobre a importância da vida e da superação dos problemas que possam surgir.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DEBATE NO FUNDAMENTAL I
Nas turmas do 1º ao 5º ano, as orientadoras educacionais começaram o “SETEMBRO AMARELO” contando a história do livro “Raul da ferrugem azul”, de Ana Maria Machado. O menino Raul se aborrecia com as estranhas manchas azuis (que só ele conseguia ver em seu corpo). Em busca de respostas para o mistério, ele descobre que a dificuldade de reagir aos pequenos e grandes problemas do cotidiano acabava marcando seu emocional e seu corpo.
Depois, numa roda, houve a interpretação das mensagens do livro e o incentivo para os alunos também falarem de suas próprias dificuldades. Durante a conversa, eles puderam concluir que, para enfrentar situações desafiadoras, é sempre bom procurar a ajuda de um parente, um professor, um amigo.
Seguindo o exemplo do personagem Raul, que se dispôs a entender seu problema, as orientadoras aconselharam os alunos a colocarem para fora sentimentos ruins, medos, tristezas, conversando com alguém de sua confiança. Elas enfatizaram que a vida é muito valorosa e que ninguém deve ficar sozinho com um sofrimento, e sim pedir auxílio, já que todos nós precisamos nos auxiliar mutuamente. Também as orientadoras pediram que os alunos se expressassem sobre “amizade” e sua importância na vida deles. E eles citaram palavras como: carinho, união, colaboração, felicidade, respeito, tolerância e amor.
URNA DO DESABAFO
Em cada sala de aula foi deixada uma URNA DO DESABAFO para os alunos, opcionalmente, deixarem um bilhetinho contando um problema ou dificuldade. Esse desabafo, assinado ou não, será depois conversado em um novo encontro com as turmas.
As orientadoras educacionais sabem que alguns alunos têm receio de se expor, e elas consideram muito importante ficar sabendo sobre o que os aflige para poderem ajudá-los.
A conversa será coletiva ou individual, dependendo de o aluno ter se identificado.
“Queremos que eles sintam que podem contar conosco”, explicou a Ana Paula.
CRIAÇÃO DE CARTÃO PARA UM AMIGO
Como os próprios alunos do Fundamental I revelaram o valor de se ter um amigo para uma vida mais feliz, as orientadoras propuseram que eles montassem um cartão com uma mensagem positiva e carinhosa sobre a amizade.
O cartão, muito simbólico, era em forma de dois corações que, abertos, formavam um balão, o balão da amizade, aquele capaz de levar o amigo sempre para os melhores caminhos. Em dia marcado, ocorreu o momento do fechamento do “SETEMBRO AMARELO”, que foi com a troca de cartões na quadra. Lá se reuniram diversas turmas e foi uma surpresa para eles, pois a troca ocorreu entre mais colegas, o que proporcionou uma interação maior entre alunos de idades e séries diferentes.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O entendimento de que em momentos difíceis deve-se buscar ajuda e que a vida sempre tem valor deve ser adquirido desde cedo.
Por isso, o trabalho proposto pelo “SETEMBRO AMARELO” foi desenvolvido também com os alunos da Educação Infantil, com estratégias diferenciadas e adequadas à faixa etária das turminhas.
Baseando-se no livro “A Ilha dos Sentimentos”, de Reinilson Câmara, as orientadoras educacionais contaram para os alunos da Educação Infantil a história da ilha onde viviam todos os sentimentos, os bons e alguns nem tanto.
Mostrando figuras, elas conseguiram que os alunos identificassem os sentimentos e conversassem sobre eles. Numa proposta de troca do ruim para o bom, as crianças deram sua opinião sobre como substituir a tristeza pela alegria, a raiva pelo amor, a solidão pela amizade, e assim por diante. Todos entenderam que os melhores sentimentos devem prevalecer e os ruins, serem jogados fora.
A Ana Paula comentou que os alunos adoraram saber que, na história, quando a situação ficou difícil, só o amor, o maior dos sentimentos, continuou no local e não fugiu.
Assim, de maneira bastante lúdica, a conversa continuou sobre como é importante ter amigos, ser gentil com todos, respeitar as diferentes pessoas, amar os colegas, a natureza, os animaizinhos.
As orientadoras também aconselharam que, quando um sentimento ruim chegar, como tristeza ou medo, a melhor coisa para eles fazerem é conversar com um adulto de confiança, como o pai, a mãe, a professora, a vovó. “Ninguém precisa sofrer sozinho. Sempre existe alguém por perto para nos ajudar. Assim como vocês podem ajudar um amiguinho ou um irmão.”, explicou a orientadora Varluce, ou melhor, a conhecida Tia Vavá, que ficou encantada quando eles, ao ouvirem suas palavras, começaram espontaneamente a se abraçar.
LEMBRANCINHA E DESFILE DE BEXIGAS
Para que os alunos levassem as mensagens recebidas de tolerância, respeito e carinho aos familiares, ocorreu uma atividade de Arte. Eles fizeram desenhos num coração amarelo, que foi colado num palito e, depois, amarrado numa bexiga. Essa foi a lembrancinha que, como combinado, eles deveriam entregar a quem dedicassem muito amor. Mas antes, nos espaços da Educação Infantil, desfilaram com suas bexigas e cartões amarelos, numa festa de encerramento do projeto “SETEMBRO AMARELO”.