Quando se fala em alfabetização, algumas dúvidas aparecem para os pais, pois eles querem ajudar e ao mesmo tempo ter as orientações corretas de como fazer e agir nesse momento da vida dos filhos.
Toda família fica muito apreensiva em saber se o filho está aprendendo a ler e escrever a contento. O alfabetizador (professor), precisa de várias estratégias a serem incluídas na rotina de trabalho para orientar seus alunos nesse momento, e a orientação para a família é de grande importância uma vez que a criança deverá receber a mesma indicação na escola e em casa.
Essa é uma parceria que precisa ser formada para que o objetivo da alfabetização seja alcançado .
Aqui estão algumas questões que sempre são formuladas pelos pais, entre elas as mais comuns são:
Por que crianças da mesma sala e idade conseguem ler e escrever e algumas têm dificuldade
O processo de alfabetização é individual, apesar do mediador fazer orientações coletivas e também individuais. Cada aluno tem o seu momento, seu amadurecimento, é preciso respeitar isso. É necessário trabalhar as diferentes habilidades das crianças. Elas precisam ser desafiadas nesse processo para que o aprender se torne algo interessante, estimulador e prazeroso.
É comum uma criança de 5 anos ainda não saber nomear letras?
Sim é comum as crianças dessa idade ainda não saberem nomear letras e até se confundirem com isso. Como elas estão sendo estimuladas ao conhecimento dessa prática, irão aos poucos percebendo o sistema da escrita e da leitura . A escrita espontânea nesse momento é uma prática que deve ser muito utilizada pois, além de treinar a habilidade da escrita, auxilia também a leitura convencional.
Por muito tempo esse processo era feito por meio de treino e memorização, porém precisamos dar a oportunidade às crianças de pensar a forma como se escreve e, como consequência, ela aprende o nome das letras.
Por que as crianças aglutinam palavras?
O nome desse processo é “hipossegmentação”, um fenômeno temporário e bastante comum no processo de alfabetização. É que as crianças ainda não reconhecem o espaço entre palavras, então elas não veem a necessidade de ter espaço e sim escrita contínua de letras para a formação do que querem escrever. É muito importante, portanto, estimular a criança desde cedo com livros e a observação dos textos, para que percebam os espaços existentes entre palavras.
Muitas vezes temos crianças que precocemente já leem e têm tentativas de escrita. Ela pode se desestimular ao conviver com outras crianças que ainda não sabem?
O mediador do ensino entende que a diversidade de saberes é uma característica de todas as turmas e vê grande vantagem nisso.
As crianças são fontes de informações e saberes, e a troca entre elas originará novas aprendizagens. Todas as crianças são convidadas a serem protagonistas de seus saberes e cada uma poderá fazer sua contribuição no aprendizado da outra.
É comum a escrita espelhada?
Sim é muito comum na alfabetização inicial eles podem grafar as letras de forma espelhada. O grande motivo disso é que as crianças estão em contato com muito signos diferentes e novos para elas, tendo inclusive que saber diferenciar letras de números.
Existe uma idade ou um ano escolar correto para aprender a ler e escrever?
É esperado que ao final do 1º ano e durante o 2º ano as crianças estejam lendo, escrevendo e compreendendo a função comunicativa da língua. Aprender a ler e escrever é um processo que pode ser iniciado desde muito cedo, quando oportunidades e estímulos são dados. As crianças, desde pequenas, precisam ter contato com a leitura e, posteriormente, com a escrita, para assim construírem seus conhecimentos.
Muitas vezes a criança pede para que alguém escreva para que possa copiar. Isso é permitido?
Sim, as crianças aprendem por meio da imagem. Elas são muito visuais. Então, pela imagem, é possível a reprodução de desenhos e da escrita. Consequentemente, a cópia ajuda as crianças a irem construindo seu repertório de conhecimento.
Conclusão: Quando falamos em alfabetização, muitas vezes ficamos detidos em pensar que é um processo no qual se aprende a ler e a escrever. Porém, a leitura é um ato muito mais amplo do que podemos imaginar e ele está ligado diretamente à escrita. Ler não é unicamente interpretar símbolos, gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos.
“A leitura é um dos ingredientes da civilização, sendo um elo integrador do ser humano e a sociedade em que se vive”. (Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/leitura-e-escrita-no-processo-de-alfabetizacao/50893)