Os membros do Comitê Antibullying, em datas especiais, como o Dia da Mulher e o Dia Nacional do Combate ao Bullying, fazem “intervenções” nas salas de aula para conscientizar os colegas sobre os temas abordados.
O que é o Comitê Antibullying?
O Comitê Antibullying do Piaget foi criado no ano passado, por incentivo da orientadora educacional Cintia Negrini, uma das responsáveis pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional) da nossa escola. Participam desse comitê alunos do Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. A função essencial do grupo é colaborar diretamente com os colegas no processo de desenvolvimento do autorrespeito e respeito ao outro, da autoaceitação e aceitação do outro.
Sendo assim, nas salas de aula, nos pátios em horários de intervalo e num grupo de Whatsapp, os integrantes do Comitê Antibullying do Piaget realizam “intervenções” para a erradicação do bullying na nossa escola.
Dia Internacional da Mulher
A ideia surgiu quando os alunos do comitê pesquisaram sobre os casos de violência contra a mulher e feminicídios no Brasil, e descobriram que o número de agressões e mortes aumentou sobremaneira nos últimos anos.
Será por que o machismo está voltando? Será por que a população teve mais acesso às armas? Muitas dúvidas surgiram. Mas veio uma certeza: que só pela educação as pessoas podem adquirir pensamentos e comportamentos humanitários.
Então, o comitê, com o apoio da orientadora educacional Cíntia, considerou que a escola é o ambiente ideal para a discussão a respeito do perigo de um retrocesso das conquistas obtidas pelas mulheres e da necessidade urgente de uma convivência harmoniosa e respeitadora entre as pessoas apesar das suas diferenças.
E começaram a preparar uma intervenção. Com pinturas vermelhas no corpo, representando “mãos que agridem”, e trajes pretos, como símbolos do “luto pelos feminicídios”, os alunos do comitê foram de sala em sala, do 6º ano ao 3º Médio, para se apresentarem.
Exibindo um cartaz com a pergunta — O que é o Dia da Mulher para você? —, eles esclareceram que o verdadeiro significado da data é chamar a atenção sobre a constante luta das mulheres pela afirmação de sua dignidade e pela extinção de todas as formas de violência e discriminação.
Nos momentos de conversas com os colegas, breves mas incisivos, os alunos também declamaram uma poesia de autoria da nossa aluna Eloísa Caires, do 3º Médio, que aborda a opressão que as mulheres sofrem.
Por fim, deixaram, no painel de cada sala visitada, uma cópia da poesia.
Dia Nacional do Combate ao Bullying
No dia 7 de Abril é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Bullying, criado em 2016 com o objetivo de conscientizar e prevenir todos os tipos de desrespeito e abuso no ambiente escolar.
Durante toda a semana, nossos alunos, durante as aulas de projetos, trabalharão este importante tema: o combate ao bullying. Será um momento para refletir sobre nossas ações e promover uma cultura de respeito e empatia em nossa comunidade escolar.
Eles explorarão juntos, com todos os outros alunos, como o bullying começa, suas causas profundas e as consequências devastadoras que pode trazer. É uma oportunidade para cada um de nós olhar para dentro, entender nossos comportamentos e como podemos ser agentes de mudança positiva.
Vamos juntos combater o bullying, construindo um ambiente escolar onde todos se sintam seguros, respeitados e valorizados.