Ano após ano, ao longo de todo o período letivo, preparamos e incentivamos nossos alunos a participarem das tradicionais olimpíadas escolares, que abrangem diversas áreas do conhecimento e abrem portas para os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior público.
Dos últimos meses do Terceirão 2023 até aqui, tivemos a honra de acompanhar a jornada de Mateus Luís Soncin Gazola, nosso ex-aluno que foi aprovado em Engenharia e Física na UNESP, em Física na UNICAMP e no bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC.
As aprovações na UNESP e UNICAMP vieram por meio das chamadas Vagas Olímpicas, que desde 2019 consideram o desempenho dos estudantes brasileiros em olimpíadas e competições científicas na concessão de vagas.
Isso significa que os alunos não precisam, necessariamente, fazer o ENEM ou outros vestibulares para entrar em uma universidade pública, já que um ótimo desempenho nas olimpíadas é suficiente para conquistar a vaga desejada.
Muita dedicação envolvida
Mateus ingressou no Piaget ainda bebê, em 2008, no maternal. Foi em nosso colégio que, ao longo de sua trajetória, ele entendeu a importância da educação.
“O Piaget foi como uma segunda casa para mim. Foi lá que eu aprendi desde as coisas mais básicas até as mais avançadas, que me proporcionaram ser quem eu sou hoje”, contou.
Com o passar do tempo, mais precisamente do sexto ano em diante, Mateus sempre teve o costume de participar das olimpíadas sugeridas pela nossa escola e chegou a ganhar várias medalhas por conta de sua dedicação em cada uma delas.
A primeira participação foi na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), após incentivo de um dos professores do Piaget, e muitas outras vieram em seguida.
“Também participei da Olimpíada de Matemática do Grande ABC (OMABC); da Olimpíada Nacional de Biologia (ONB); e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que foi onde me encontrei e conquistei duas vezes a medalha de bronze no Ensino Fundamental e uma medalha de prata no 2° ano do Ensino Médio.”
Foi a partir dessa última conquista na OBA, inclusive, que Mateus conseguiu fazer a aplicação para o processo seletivo das Vagas Olímpicas na UNICAMP e UNESP, universidades públicas em que foi aprovado.
Além dessas participações, nosso querido ex-aluno também fez história na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), onde no Ensino Médio conquistou duas medalhas de ouro e, por conta disso, foi convocado e venceu a Jornada de Foguetes – uma competição realizada anualmente no Rio de Janeiro.
Recado para a família e colegas do Piaget
Após terminar o Ensino Médio, agora Mateus se prepara para ingressar na Universidade Federal do ABC como aluno do bacharelado de Ciência e Tecnologia.
“Hoje a minha sensação é de missão cumprida, pois é muito gratificante ver a alegria da minha família, que sempre me apoiou e sonhou com universidades públicas.”
Mesmo optando pela vaga que conquistou por meio do ENEM, Mateus reforça que todas as olimpíadas que participou foram importantes para que ele alcançasse seus objetivos. Além do apoio da família, a atuação dos professores do Piaget também foi essencial nessas vitórias..
“Quero destacar dois professores que foram fundamentais para isso: o Robson, que sempre fez questão de me apresentar da melhor maneira o mundo da matemática e tecnologia; e o Leopoldo, que me apoiou em todas as minhas aventuras na OBA e MOBFOG, chegando até a ser campeão comigo no Rio de Janeiro.”
Para inspirar os colegas que continuam no colégio, Mateus ainda acrescentou: “deem uma chance às olimpíadas e façam o máximo que conseguirem para encontrar a que vocês mais têm afinidade. Nem todas contam com provas teóricas, algumas são mais práticas ou até mesmo em grupo. Tem pra todos os gostos e elas podem, sim, ajudar vocês a garantirem uma vaga na universidade dos seus sonhos”.
Incentivo dentro e fora da sala de aula
Além de serem importantes aliadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, as olimpíadas também abrem caminhos para um futuro de sucesso. Se você é pai ou mãe, faça como o Mateus e incentive seus filhos a participarem também.
Do lado de cá, continuaremos trabalhando para que cada vez mais alunos sigam os passos do nosso ex-aluno e se sintam motivados a aceitar mais este desafio.
Fique de olho no nosso calendário acadêmico e canais de contato para não perder as datas das próximas olimpíadas!