As simulações de assembleias da ONU, também conhecidas como MUN (Model United Nations), são eventos em que estudantes do Ensino Médio ou de Universidades atuam como diplomatas, jornalistas ou juízes.
Nesses encontros, os alunos simulam delegações que lidam com a necessidade de resolução de conflitos e de negociações diplomáticas.
Divididos em grupos, representando os países membros da ONU, discutem problemas globais da atualidade e buscam soluções. Como nas ocorrências verdadeiras, os debates são guiados por uma mesa composta por alunos que simulam ser membros escolhidos para a organização das sessões.
Objetivos da MUN para os estudantes
Simulações como as da MUN constituem estratégias pedagógicas que oferecem inúmeros benefícios educacionais, pois incentivam a pesquisa, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e a expressão oral (oratória).
Os participantes passam a entender o funcionamento das organizações internacionais e colocam em prática toda a sua bagagem adquirida em estudos e pesquisas para poderem argumentar, negociar e comunicar de modo convincente o ponto de vista de seu grupo (Estado ou delegação que representam).
MUN no dia do Evento Cultural
O PONU (Piaget na ONU) já ocorreu em outras ocasiões. Desta vez, como o Evento Cultural tinha como tema central “45 anos do Colégio Piaget”, os alunos do Ensino Médio escolheram simular uma reunião de cúpula da ONU sobre Educação.
Os debates tiveram como foco “A Educação pós-pandemia”. Com uma visão humanista e preocupação de proporcionar Educação de qualidade a todos, as equipes buscaram analisar os prejuízos causados pelo período sem aulas presenciais, especialmente para os alunos menos favorecidos economicamente e que estudam em escolas públicas.
Então, relataram as defasagens de aprendizagem e apresentaram sugestões para a reparação dos atrasos no desenvolvimento cognitivo.
E concluíram que se faz necessário criar tanto estratégias pedagógicas quanto políticas públicas extraordinárias para a inclusão escolar em todos os níveis e a recuperação dos conteúdos curriculares.
Os professores, os pais e demais familiares acompanharam os debates e elogiaram o desempenho dos alunos.