Todos os anos o Colégio Piaget desenvolve com os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, um Projeto Pedagógico abordando um assunto relevante que possibilite pesquisa, reflexão crítica, debates, conscientização e muito aprendizado.
Para os trabalhos em 2024, o tema escolhido para o Projeto Pedagógico baseia-se numa frase do filósofo grego Aristóteles: “Educar a mente sem educar o coração não é educação.”. Esse ensinamento tão antigo (Aristóteles viveu há mais de 2.300 anos) vem ao encontro dos nossos ideais enquanto educadores: contribuir para a formação de pessoas melhores, capazes de construir um mundo mais justo e igualitário.
“Bom coração, boas atitudes!”, pregava Aristóteles. A nossa escola, seguindo o filósofo, preocupa-se com os conteúdos programáticos e o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas preza de igual modo o crescimento socioemocional deles, de maneira a torná-los cidadãos responsáveis, que se autorrespeitem e respeitem os outros, que conheçam seus direitos e também os seus deveres, e que tenham em seus “corações” valores que os conduzam a atitudes éticas e humanitárias.
Como o objetivo do nosso projeto é promover a melhoria das nossas atitudes, os alunos serão levados a refletir sobre seu próprio comportamento, num estímulo ao despertar de “valores éticos”, como afetividade, amizade, convivência, solidariedade, tolerância, respeito às diferenças, compaixão, entre outros.
E, como as virtudes ou valores humanos estão um tanto esquecidos pela nossa sociedade atual, é nossa intenção que os aprendizados adquiridos com esse projeto cheguem a espaços além do ambiente escolar, influenciando posturas positivas nas casas dos alunos e demais lugares que eles frequentam.
Evolução do nosso projeto por trimestre
1º trimestre: Entender para conscientizar
Sob o lema "Entender para Conscientizar", a iniciativa propõe explorar a conexão vital entre mente e coração, reconhecendo que uma verdadeira educação vai além do intelecto.
2º trimestre: Conscientizar para agir
Conscientizar, nesse contexto, significa não apenas compreender, mas também agir de maneira informada e compassiva.
3º trimestre: Agir para mudar
Compreendemos que educar a mente é essencial.
Desejamos criar uma geração que não apenas entenda os problemas do mundo, mas que se sinta motivada a contribuir ativamente para sua transformação.
Cada ciclo trabalha de uma forma
Como será o trabalho do Projeto Pedagógico em cada ciclo?
Educação Infantil
Trabalhar as competências socioemocionais na primeira infância permite que as crianças desenvolvam a capacidade de identificar, reconhecer e lidar com os seus próprios sentimentos e emoções, tornando-se, assim, mais habilidosas em criar vínculos sociais saudáveis. Com autocontrole, conhecendo melhor a si e aos outros, as crianças se sentem mais motivadas para a realização de tarefas em equipe, mais positivas, mais confiantes na tomada de decisões e, consequentemente, mais independentes.
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Sabedoria (curiosidade e criatividade), humanidade e moderação.
A partir de nossas experiências de vida desenvolvemos habilidades e curiosidades para novos aprendizados, transformando obstáculos em oportunidades.
Na relação com o outro, buscamos a harmonia, a empatia, a generosidade e a esperança por um mundo melhor.
Ensino Fundamental Anos Finais
Cidadania e liderança.
Ao longo da vida, desenvolvemos habilidades que transformam desafios em oportunidades. Como líderes e cidadãos, inspiramos e motivamos, promovendo valores como integridade e respeito. Estimulando o crescimento coletivo, contribuímos para uma sociedade mais justa e solidária.
Ensino Médio
Eu no mundo.
Neste ciclo, o preparo para viver em sociedade fora da escola é um trabalho que deve ser validado por experiências reais e com maior dimensão.
O aluno/cidadão já está sendo preparado para o mundo e precisa pensar na diferença e na importância de suas ações.
Durante o ano, nós vamos mostrar aqui no portal as atividades dos nossos alunos e todo seu processo.
Fiquem ligados!