Nas aulas do Período Integral do Fundamental Anos Iniciais, anualmente se desenvolve um Projeto Literário, que estuda as obras de um autor específico. O objetivo é promover o gosto pela leitura, com a abordagem de assuntos da atualidade que despertem o interesse dos alunos.
Neste ano, as professoras do Integral organizaram um Projeto Literário intitulado “O mundo somos nós”, tendo como base a análise de três obras da autora Elisabete da Cruz : “Cor da pele”, “Crianças de cá e crianças de lá” e “Se eu pudesse nascer de novo…”.
Novamente a autora Elisabete da Cruz foi escolhida, por possuir uma série de livros com temas relevantes para o crescimento intelectual, social e emocional dos nossos estudantes.
Características do projeto “O mundo somos nós”
Partindo-se da premissa de que para um mundo melhor, nós precisamos ser melhores, o projeto visa trabalhar o “eu” e os “outros”, estimulando em cada aluno a descoberta da sua própria identidade e o reconhecimento da importância das demais pessoas, com todas as suas diferenças. Os livros foram selecionados para ajudar nesse processo, pois suas histórias incentivam o autorrespeito, o respeito ao outro e a convivência harmoniosa.
Em atividades interdisciplinares (Português, Maker, Culinária, Socioemocional e Inglês Diário), as obras serão analisadas em profundidade, por meio de debates, reflexões e expressões linguística e artística.
Abertura do Projeto Literário
Como atividade inaugural dos trabalhos do Projeto Literário, os alunos participaram de uma roda de conversa em que puderam expressar e ouvir dos colegas o que desejavam que melhorasse na realidade em que vivemos e o que eles poderiam fazer como contribuição para a construção de um mundo melhor.
Em seguida, colocaram sementinhas de girassol dentro de bexigas e, após enchê-las, escreveram nelas palavras positivas, em português e inglês, para apregoar emoções e atitudes benéficas a favor da vida das pessoas e do planeta como um todo.
Assim foi que se trabalhou o título do projeto — “O mundo somos nós”. Os alunos entenderam que todas as boas mudanças dependem das nossas próprias ações.
Então, com a alegria de se sentirem protagonistas da nova realidade, participaram da “Festa da esperança de um mundo melhor”. Eles portavam na cabeça, funcionando como uma espécie de bandana, tiras de cartolina com o título do projeto, numa demonstração de compromisso de terem boas atitudes.
Depois de brincarem um pouco no gramado, os alunos, todos juntos, soltaram os balões biodegradáveis, esperançosos de que as sementinhas cairiam em algum lugar propício para germinarem.