As crianças precisam brincar, explorar o ambiente e passar por desafios que estimulem a sua criatividade e a capacidade de se superarem cotidianamente.
Brincar é essencial para o desenvolvimento pleno e saudável das crianças. Nas brincadeiras, elas utilizam todas as suas habilidades corporais, tanto as motoras quanto as cognitivas; e se apropriam da sua imagem, do espaço e do meio sociocultural, conseguindo interagir consigo e com o outro.
Por isso, brincar passou a ser um direito garantido às crianças pela ONU e pela Constituição Brasileira.
E, cientes de que as brincadeiras direcionadas e bem planejadas proporcionam alegria, diversão e, ao mesmo tempo, ricos aprendizados, as nossas professoras da Educação Infantil se valem, em suas aulas diárias, de uma metodologia lúdico-pedagógica, em que os alunos “aprendem brincando”.
Então, nos três dias que antecederam ao “Dia das Crianças”, a equipe da Educação Infantil preparou uma série de atividades especiais para encantar os seus alunos. Eles ocuparam diferentes espaços da escola participando de vivências divertidas, fazendo descobertas, se exercitando, cantando, dançando, enfim, brincando e sendo crianças.
Vejam alguns dos momentos mágicos da “Semana da Criança”:
Pizza Day
Como toda criança adora pizza, nas aulas de Inglês Diário, com as teachers Mayara e Valéria, os alunos da Educação Infantil participaram de uma atividade de Culinária, em que montaram e saborearam minipizzas. Apesar de o cenário indicar que estavam em uma “Cantina Italiana”, a conversa foi toda em inglês. Eles se divertiram e aprenderam palavras e expressões relacionadas ao tema, como: “Italian canteen”, “I like mozzarella pizza.”, “tomato sauce”, “olive”.
Dança das Cadeiras
A dança das cadeiras, além de alegrar os alunos, desenvolve as habilidades motoras amplas, o equilíbrio, as percepções visual e auditiva e a noção espacial.
É uma brincadeira que faz parte do folclore nacional e foi escolhida para a “Semana da Criança” por ser uma das mais apreciadas pelos alunos.
Bilboquê
Um brinquedo que os alunos gostam muito é o bilboquê. Criado com materiais reaproveitados, ele é uma demonstração aos alunos de que se pode brincar e se divertir com brinquedos bem simples.
Assim, jogar bilboquê, pelas tentativas de encaixe, representa um desafio que estimula a concentração, a coordenação motora e, é claro, encanta os pequenos.
Fantasia, piquenique, brinquedões e sorvete
Na programação caprichada, o terceiro dia em homenagem às crianças foi repleto de atrações, selecionadas para agradar a todas elas.
E qual criança não gosta de se fantasiar, de fazer piquenique, pular nos brinquedões infláveis e tomar sorvete?
Então, os alunos puderam vir à escola fantasiados ou portando algum adereço colorido. E, assim, eles participaram de várias brincadeiras.
Na hora do lanche, se juntaram para um piquenique com a turminha.
Mais tarde, teve o momento de as crianças se lambuzarem com sorvete, do jeitinho que elas tanto gostam.
Lembrancinhas no final da festa
As lembrancinhas para as crianças levarem para casa como recordação da festa do “Dia das Crianças” não poderiam faltar, é claro.
Uma almofada com os personagens do material didático e uma canetinha foram os presentes da nossa escola para todos os nossos queridos alunos da Educação Infantil.