O Ensino Médio trabalha com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de importantes competências, como o domínio das linguagens, a seleção e organização das informações, a autonomia, o pensamento crítico, entre outras. Tem o compromisso de preparar os estudantes não apenas em relação aos conhecimentos, mas também com vistas à próxima etapa de vida, na faculdade e no trabalho.
Para tanto, além do conjunto geral de aulas, os alunos têm a oportunidade de escolher algumas aulas específicas, de acordo com o seu interesse e necessidades de aprofundamento em determinadas áreas do saber. Eles optam por 10 aulas semanais entre dois ITINERÁRIOS FORMATIVOS: o itinerário de Linguagens e Ciências Humanas e o itinerário de Matemática e Ciências da Natureza.
ATIVIDADES CONJUNTAS DOS DOIS ITINERÁRIOS
As produções dos alunos são diferenciadas a partir do Itinerário Formativo que seguem. Porém, um dos trabalhos envolveu todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Eles participaram do projeto intitulado “Censo Piaget 2022”.
Estudando o tema Multiculturalismo, na disciplina de Geografia, o grupo do itinerário de Linguagens e Ciências Humanas realizou, sob a orientação do professor Rafael, uma pesquisa sobre as características e hábitos culturais dos moradores do bairro da escola (Rudge Ramos, Vila Jordanópolis). Primeiramente, eles elaboraram um formulário e, em seguida, saíram para a pesquisa de campo, sempre acompanhados por um professor e um funcionário da escola. No total, visitaram 60 residências, atingindo uma amostra bem representativa.
Já os alunos do itinerário de Matemática e Ciências da Natureza entraram no projeto em sua segunda fase. Como nas aulas de Matemática do professor Robson estavam aprendendo Estatística, coube a eles a tarefa de tabular as informações das enquetes feitas pelos outros colegas.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Embora as atividades tenham sido divididas, os alunos dos dois itinerários precisaram se reunir algumas vezes para a análise dos resultados.
Com o trabalho concluído, a Erika Rinald, coordenadora dos Itinerários do Ensino Médio, avaliando a importância do projeto e o excelente desempenho das equipes, agendou uma apresentação especial e convidou outros coordenadores e a direção para assistirem.
Então, no dia 7 de novembro, ocorreu a explanação de como foi realizada a pesquisa e todo o processo para a interpretação dos dados obtidos.
Os alunos de Linguagens e Ciências Humanas testemunharam como foi proveitoso vivenciar os aprendizados teóricos no “mundo concreto”, já que conheceram pessoas e conversaram diretamente com elas. Também os alunos do itinerário de Matemática e Ciências da Natureza revelaram que montar as tabelas e gráficos a partir de uma pesquisa real e irem aos poucos descobrindo as diferenças culturais de pessoas das proximidades deles foi muito gratificante.
APRENDENDO A TRABALHAR EM GRUPO
Na apresentação, os alunos comentaram, ainda, sobre as dificuldades que sentiram na elaboração do projeto, inclusive para atuar com o próprio grupo e com o grupo do itinerário diferente. Para chegarem a um consenso avaliativo, precisaram argumentar e convencer, respeitar as ideias dos demais e até ceder algumas vezes. Enfim, compromissados com um propósito e cada um se sentindo responsável, eles exercitaram as atitudes fundamentais de “como se trabalhar em grupo”.
A coordenadora Erika Rinald ficou muito satisfeita com os resultados e enfatizou: “As atividades foram lições significativas para a vida na sociedade e no futuro ambiente de faculdade e de trabalho. Os próprios alunos perceberam suas habilidades e limitações, e concluíram que dificuldades sempre ocorrem, mas podem ser superadas.”