As professoras do Período Integral da Educação Infantil coletaram diversas produções de arte dos alunos para servirem de “retalhos” na montagem de minicolchas.
O objetivo do projeto foi apresentar, em forma de desenhos, pinturas e colagens, um resumo das vivências e aprendizados adquiridos no decorrer do ano letivo.
Os “retalhos” da minicolcha de cada aluno foram criações relacionadas ao “Projeto Literário Sentimentos e Emoções”, a conteúdos pedagógicos interdisciplinares e a datas comemorativas (Valentine’s Day, Saint Saint Patrick’s Day, Festa Junina, Dia do Folclore Nacional).
Projeto Literário Sentimentos e Emoções
O Projeto Literário do Integral teve como proposta levar os alunos a refletirem sobre seus próprios comportamentos e aprenderem a lidar com os sentimentos, pensamentos e emoções.
A partir da leitura de livros infantis selecionados, os alunos participaram de atividades de estímulo ao equilíbrio emocional e ao bom relacionamento na escola e fora dela.
Desde a primeira semana de aula, as professoras trabalharam, de maneira lúdico-pedagógica, os sentimentos de afeto, carinho e amor.
Até na Culinária, esse tema foi utilizado: os alunos ajudaram a preparar o doce “beijinho”.
Assim sendo, para o primeiro retalho das minicolchas, os alunos fizeram colagem de boquinhas vermelhas, beijinhos de dobradura e coraçõezinhos.
Valentine’s Day
Nas aulas de Inglês do Cel-Lep diário, os alunos comemoraram o “Valentine’s Day” ou o “Dia do Amor”, com atividades que enfatizaram o grande objetivo dessa data: expressar o amor e o agradecimento a todos com quem convivemos.As teachers também ajudaram na formação das minicolchas de retalhos. Elas aproveitaram o envolvimento dos alunos com o “Valentine’s Day” e orientaram a confecção de uma arte para a colcha: a pintura e decoração de lindos red hearts (corações vermelhos).
Saint Saint Patrick’s Day
De tradição irlandesa, o “Saint Patrick’s Day” é comemorado em muitos países. Nas aulas de Inglês do Cel-Lep, a data é lembrada porque os alunos adoram as brincadeiras do “tudo verde” e desenvolvem o vocabulário que envolve a história da festa.
Como as teachers organizaram várias atividades, uma delas direcionou-se para formar um retalho da colcha. E, já que a lenda diz que o São Patrício sempre andava carregando um trevo de 4 folhas, foi esse o tema do registro.
Festa Junina
Na Festa Junina da nossa escola, os alunos apresentaram danças típicas com trajes caipiras.
Então, para representar esse evento na colcha de retalhos, os alunos montaram artes sobre alguns elementos que caracterizam essa festa tradicional que ocorre por todo o nosso Brasil, como a fogueira, a espiga de milho e a maçã do amor.
Semana do Folclore Nacional
Neste ano, dentre as atividades programadas para lembrar as principais manifestações do folclore do Brasil, foi dado destaque às lendas e contos, com a apresentação de livros infantis sobre os personagens folclóricos, objetivando estimular o gosto pela leitura.
Os alunos gostaram, em especial, da história do Boto-cor-de-rosa. Por isso, uma arte feita com areia colorida representou o “nosso folclore” na colcha de retalhos.
Eu, autor(a) dos registros
O último registro representou uma assinatura na colcha, ou seja, a identificação do(a) autor(a) das produções. Então, mais uma arte: a uma foto do próprio rostinho, cada criança acrescentou colagem de lã para formar um cabelo maluco, fez desenho do corpinho e criou uma moldura divertida. Além da caracterização dos alunos, esse registro teve o objetivo de representar a “felicidade”, que eles aprenderam com o estudo de um dos livrinhos que existe nas pequenas coisas da vida.
Confecção das minicolchas e entrega aos pais
Com os retalhos prontos, as professoras providenciaram a costura e/ou colagem para a montagem das colchas. E, para a surpresa e alegria dos pais, elas foram entregues às famílias no dia da última Reunião de Pais.