A ida ao laboratório, já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desperta nos alunos o interesse pela Ciência.
Com a proposta pedagógica de aprender por meio da experiência, as aulas no laboratório são sempre organizadas para testar diferentes caminhos e fórmulas que levem a uma conclusão científica.
Por isso, as professoras do 4º ano promoveram um trabalho no laboratório para os alunos estudarem as condições que favorecem a formação de fungos nos alimentos.
Alguns potes de vidro, com molho de tomate, receberam formas diferentes de armazenamento (com tampa, sem tampa, fora da geladeira, na geladeira) para que os alunos verificassem aquela que seria mais promissora ao desenvolvimento de fungos e, portanto, qual seria a melhor para a conservação do alimento.
O experimento se dividiu em duas etapas. Na primeira, eles anotaram as hipóteses do que aconteceria com o molho de tomate nas variantes de armazenagem. Na segunda etapa, uma semana depois, eles puderam constatar o que realmente havia acontecido e, revendo as anotações, confirmaram ou descartaram as hipóteses incorretas.
Puderam, então, concluíram que o desenvolvimento de fungos está condicionado a questões de temperatura e contato com o ar. E o mais importante, segundo a professora Karina, foi que as atividades apresentaram aos alunos os critérios de uma pesquisa científica, que requer as competências de: buscar as informações, formular hipóteses e afirmar ou concluir conceitos.