Gostaria de conversar com vocês nesta semana sobre emoções e sentimentos nas crianças.
Parece que emoção e sentimento são sinônimos, mas na verdade não são.
A emoção é uma reação fisiológica, cognitiva e comportamental que emitimos assim que um estimulo se apresenta, como por exemplo: TRISTEZA, ALEGRIA, MEDO, IRA, NOJO, SURPRESA ou VERGONHA.
Já o sentimento, é mais duradouro e estável. Por exemplo: uma pessoa que tenha muitos momentos de tristeza, pode desenvolver também o sentimento de solidão. Sentimento, portanto, é o que acreditamos através das nossas emoções.
E por que estou falando sobre esse assunto? É que tanto a emoção como o sentimento podem ser educados. De que forma? Através de jogos, brincadeiras, contos ou diferentes atividades que realizamos com as crianças.
O primeiro passo é pedir para a criança nomear o que está sentindo, ou seja, se está feliz, triste, com raiva, enfim, o que sente de acordo com o que aconteceu. (autoconhecimento)
Sabemos que um dos maiores problemas deste século é a falta de empatia, sendo esta a habilidade de se colocar no lugar do outro. Então, que tal pedir para a criança se colocar no lugar do amiguinho, quando algo aconteceu? (Habilidades sociais)
Outra dica é perguntar como a criança reagiu frente ao estímulo. Dessa forma, conseguiremos desenvolver na criança a capacidade de gerenciar emoções fortes e não se deixar arrastar pelo primeiro impulso. (autocontrole)
Dicas de atividades que podem ser feitas em casa com as crianças:
1. Podemos criar ou comprar pronta a régua das emoções e, assim, todos os dias pedir para que a criança coloque como ela está. Ela perceberá que existem diferentes estados emocionais. Podemos também criar um álbum com a criança procurando imagens em revistas de pessoas felizes, tristes, enfim, figuras com as 7 emoções citadas acima e ir perguntando com qual a criança se identifica no momento da pergunta. Desse modo, trabalhamos o vocabulário emocional, avaliamos a emoção que está gerando um sentimento e, por último buscamos a relação empática entre o personagem da imagem e a criança.
2. As histórias e contos são, sem dúvida, um excelente material para trabalhar as emoções e sentimentos, já que proporcionam um clima adequado para se estabelecer uma excelente conexão com o que nossos pequenos sentem.
3. Brincar de “Agora eu me sinto… porque…” . Nessa brincadeira, que podemos colocar em prática a qualquer momento, trata-se de estimular na criança o aprendizado de pensar e verbalizar como se sente em uma determinada situação, por exemplo, quando perde um brinquedo, assiste à televisão ou vai ao parque.
O melhor é que seja um adulto quem comece dizendo: “Agora eu me sinto feliz porque você está comigo”;”Agora me sinto tranquila porque estou em casa”. Estes exemplos facilitam a expressão emocional e geram uma avaliação consciente que dá lugar ao sentimento que surge dela.
Quando iniciamos com as aulas socioemocionais na nossa escola, foi justamente para que começássemos a trabalhar as emoções. Porém, quando família e escola trabalham em parceria, o resultado é sempre muito melhor.
Dicas de filmes para assistir em família
Divertidamente
Através de cada personagem, a criança aprende a identificar as emoções e a perceber que todas são igualmente importantes. Mesmo aquelas que consideramos emoções negativas (raiva e medo) têm uma função vital. A criança compreende os distintos processos que ocorrem cada vez que uma emoção a invade. Aprendem sobre sua origem, suas consequências e as formas de manejá-las adequadamente.
Além disso, o filme transmite valores importantes como a diversidade, a cooperação e a empatia.
Monstros S.A
Em Monstros S.A., Boo é uma menina que não tem medo de nada e viaja ao mundo dos monstros junto com Sulley e Mike, dois autênticos especialistas em assustar crianças. Isso acarretará problemas de todo tipo para os dois monstros. Esse filme é uma reflexão sobre o medo, o poder que exerce entre nós e como podemos administrá-lo.
O interessante, no filme, é ver como o medo é uma emoção normal e devemos aprender a enti-lo sem tanto dramatismo. O mais importante é encontrar a melhor maneira de superá-lo, não fugindo, mas sim enfrentando.
Big Hero 6
Big hero 6 é um personagem saído dos quadrinhos de Marvel. Conta a história de como o trabalho em equipe pode nos ajudar a superar barreiras sem importar as características pessoais de cada integrante. O trabalho em equipe é uma das técnicas mais relevantes nos últimos tempos. A cooperação, o companheirismo e a empatia são virtudes essenciais para viver em sociedade. Trabalhar a cooperação com as crianças é mostrar-lhes o quão importante é validar as habilidades de cada um dos integrantes. Todas são igualmente importantes e podem se complementar para produzir um resultado positivo.