“Divertida Mente: Conduzida pelas emoções” é o livro que as professoras do Integral do Fundamental Anos Finais estão trabalhando com seus alunos.
O assunto da obra vai ao encontro do Projeto Pedagógico deste ano, que se baseia numa frase do filósofo grego Aristóteles — “Educar a mente sem educar o coração não é educação.” —, e tem como objetivo promover reflexões sobre os sentimentos, as emoções e, consequentemente, as atitudes.
Assim, com a mesma proposta do Projeto Pedagógico, a obra escolhida para leitura e análise leva os alunos a conhecerem um pouco mais de si mesmos e dos colegas.
Conteúdo Socioemocional do Livro
O livro “Divertida Mente: Conduzida pelas emoções”, de Elise Allen, tem semelhanças com o filme “Divertida Mente”, de 2015. Porém, em cada capítulo, aparece uma versão diferente da história do filme. São 5 capítulos, narrados pelas emoções da personagem Riley: Alegria, Nojinho, Medo, Raiva e Tristeza.
Guiada por suas emoções, Ridley precisa aprender (como a maioria de nós) a encontrar um equilíbrio emocional para poder vivenciar relacionamentos respeitosos e harmônicos.
Projeto Literário e Atividades Interdisciplinares
Todas as atividades relacionadas ao livro compõem o Projeto Literário do Integral e são planejadas de maneira interdisciplinar, visando desenvolver habilidades de leitura (individual, em pequenos grupos e coletiva), de interpretação e de expressão verbal e artística.
Integram o Projeto Literário várias disciplinas: Português, Arte, Culinária, Cultura Maker, Socioemocional e Inglês.
Leitura e discussão sobre a obra
Os alunos estão iniciando a leitura do livro, que é rico em mensagens importantes. Por isso, após a leitura de algumas páginas, eles encontram um post it com uma pergunta elaborada pelas professoras. Nesses momentos, todos são convidados a refletir e comentar o que entenderam do trecho.
E, como as emoções negativas apresentadas no livro geram dificuldades para a personagem Riley, os alunos, nas rodas de conversa, manifestam aconselhamentos de superação dos problemas, até mesmo se declarando possuidores de emoções parecidas.
Dinâmica de leitura coletiva
As professoras montaram uma dinâmica em que os leitores de trechos do livro iam se revezando a partir de sorteio dos nomes. O indicado, após a leitura, comentava o seu entendimento e dava exemplos de situações com aquela emoção específica.
Essa atividade possibilitou que mais alunos lessem em voz alta para os colegas, numa participação de destaque na proposta de “leitura coletiva”.
Dramatização
Em outra aula do Projeto Literário, as professoras utilizaram como estratégia a dramatização dos trechos lidos. Elas incentivaram os alunos a representarem a situação que gerou a emoção e também uma sugestão de como seria possível lidar com ela no caso de ser desfavorável a quem possui e aos que estão à sua volta.
Propostas Bilíngues
A professora Gislaine e a teacher Gisele realizam várias atividades em conjunto, visando desenvolver aprendizados nas línguas portuguesa e inglesa.
Sobre “emoções”, assunto central dos estudos deste ano, o Inglês Diário do Integral está desenvolvendo uma programação especial.
Os alunos estão assistindo ao filme Inside Out e reconhecendo, a cada trecho, as emoções apresentadas. Depois, discutem sobre elas e criam desenhos representativos do que concluíram. O objetivo é montar, no final, um mural com todas as produções.
Assim, além de a prática ajudá-los a perceber a importância de identificar e gerenciar as próprias emoções, também possibilita a exploração de vocabulário em inglês referente ao tema.