A “educação ambiental” se desenvolve no decorrer de todo o ano letivo para os alunos da Educação Infantil, já que as professoras sabem que crianças conscientes da necessidade de preservar o nosso mundo serão, no futuro, cidadãos responsáveis e cumpridores do seu papel.
Várias atividades são organizadas com a proposta de sensibilizar as crianças aos temas relacionados ao meio ambiente, incentivando-as a valorizar a natureza e a se sentirem “cuidadoras” do território que habitamos.
RODAS DE CONVERSA EM CELEBRAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE
Por ocasião do “Dia do Meio Ambiente”, os alunos participaram de bate-papos sobre desmatamento, poluição, desperdício dos recursos naturais e consumo desnecessário.
O objetivo das conversas foi coletar os conhecimentos prévios dos alunos, ouvindo suas opiniões e suas práticas para a conservação do meio ambiente.
As professoras deram dicas de como eles deveriam agir para serem “amigos da natureza”.
NA HORTA DA ESCOLA
Os trabalhos realizados na nossa horta fazem parte da programação curricular e são de total importância, pois conectam as crianças à natureza e as convidam à apreciação da beleza e à proteção do meio ambiente.
E que planejamento sensacional! Deu certinho! As crianças prepararam a terra em março, fizeram o plantio de mudas em abril e, em junho, quando se comemora o “Dia do Meio Ambiente”, colheram as verduras.
Esse passo a passo até chegar ao momento da colheita encantou as crianças.
A PREPARAÇÃO DO SOLO – BRINCANDO COM A TERRA
Com suas galochas e pazinhas de plástico, as crianças foram à horta em março. Só havia os espaços demarcados e a terra, que precisava ser preparada. Então, com seus instrumentos e as próprias mãos, mexeram na terra.
Foi uma experiência importante, pois, ao explorarem os elementos que compõem a natureza, neste caso a “terra”, as crianças percebem suas características, fazem comparações, descobrem e identificam as sensações, aprendem o valor do meio ambiente.
O PLANTIO DE MUDAS
Em abril, uma nova etapa: o plantio de mudas de verduras. Com a prestimosa ajuda do nosso jardineiro, eles cavaram na medida certa para as mudinhas ficarem bem protegidas no solo. E começaram os cuidados: visitaram as mudinhas com frequência para aguá-las e acompanhar o crescimento.
A COLHEITA
Agora, em junho, para comemorar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, as crianças, felizes, foram colher as verduras, que já estavam bem desenvolvidas. E levaram almeirão, alface e rúcula para casa, com a incumbência de contar aos familiares que tinham participado da “magia da natureza”.