Os alunos do Ensino Médio fizeram uma visita ao “Mantenedouro de Fauna Silvestre do BioParque Macuco”, localizado na área rural de Mauá e que tem por objetivo cuidar de animais resgatados do tráfico ou então abandonados e acidentados nos centros urbanos.
CARACTERÍSTICAS DO BIOPARQUE MACUCO
O espaço, que abriga quase 200 animais, divididos em diversas espécies, é resultado do amor pela fauna de biólogos e técnicos que lá atuam.
Não se trata de zoológico, por isso as visitas ao local são exclusivas para grupos comprometidos com causas ambientalistas e com propostas científico-pedagógicas.
Como não recebe verbas da prefeitura ou de qualquer outro órgão, o que mantém o BioParque Macuco são as visitas (de cientistas, professores e estudantes), as palestras ou os cursos (ministrados pela própria equipe cuidadora) e as contribuições espontâneas.
COMPLEMENTAÇÃO DAS AULAS – TRABALHO DE CAMPO
A visita foi organizada pelo professor de Biologia, Rodrigo Barbassa, como forma de aprofundamento dos conteúdos de Zoologia desenvolvidos nas suas aulas
Assim, em busca de conhecimentos e conscientização sobre a vida dos animais silvestres, os alunos, além das explicações recebidas pela equipe do BioParque Macuco, participaram ativamente dos cuidados com os animais. Eles preparam a alimentação e fizeram a distribuição.
“Foi uma experiência imersiva. Os nossos alunos viram de perto os animais que habitam o local, acompanharam o conjunto de procedimentos para a conservação deles e se conscientizaram da importância de preservá-los.”, comentou o professor Rodrigo.
ESTÍMULO PARA A ESCOLHA DA CARREIRA
Todos os alunos que participaram da visita, que foi na verdade em mini curso de manejo em animais silvestres de cativeiro, ficaram encantados com a atuação daqueles biólogos e técnicos ambientalistas. Mas alguns gostaram muito mais, de modo que o evento também foi uma sugestão de carreira profissional, como Biologia, Medicina Veterinária e Ciências Ambientais.
VOCÊ TAMBÉM QUER AJUDAR O BIOPARQUE MACUCO?
Além de animais silvestres, a equipe de profissionais do BioParque Macuco recolhe das ruas e abriga outros animais doentes e abandonados, como cachorros, por exemplo. Eles precisam muito de contribuições para remédios e alimentação.
O professor Rodrigo Barbassa é um colaborador espontâneo. E, se você ama os animais e deseja ajudar o trabalho realizado no espaço, pode entrar em contato com o próprio professor por e-mail: rodrigo.barbassa@jpiaget.pro.br .