Fantoches, bichos de pelúcia e bonecos de pano são ferramentas maravilhosas para auxiliar no processo de aquisição de língua inglesa.
De acordo com os estudos de Piaget, no estágio pré-operacional (entre 2 e 6 anos), a criança ainda é muito egocêntrica, tem dificuldade em classificar objetos ou falar sobre suas propriedades abstratas ou formais.
Assim sendo, o aprendizado da língua inglesa nesta idade depende da repetição, resposta física, movimento e música. A fantasia desempenha um papel importante nessa etapa. O uso de um fantoche ou bichinho de pelúcia na sala de aula permite que as crianças mudem rapidamente do mundo real para o mundo da fantasia. O professor é essencialmente um mediador, um intermediário, reunindo dois mundos diferentes: o mundo da língua materna das crianças e o mundo da língua inglesa. Por isso, faz sentido que os professores usem o apoio de personagens em sala de aula para esse processo de mediação.
Nas aulas do MATERNAL, utilizamos o personagem Teddy Bear para fazer essa conexão entre o mundo real e o imaginário.
São propostas atividades variadas, como músicas, contação de histórias, brincadeiras de faz de conta, jogos, trabalhos manuais, entre outras, sempre com a participação do Teddy Bear e seus amigos.
As crianças interagem com os personagens em diversas situações, o que torna a aprendizagem significativa e divertida. Eles adoram cantar e brincar junto com um fantoche ou bichinho de brinquedo.
A utilização desses personagens também promove a interação social, a comunicação, a representação de papéis, a imaginação, a escuta, e muito mais.