Alunos do Médio coletam e analisam amostras.
Na aula de Biologia do professor Barbassa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio aprenderam que os fungos possuem diversos tipos de habitat, podendo ser encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e em ambientes e objetos variados.
Efeitos nocivos dos fungos
Os alunos pesquisaram e descobriram que alimentos, roupas, móveis de madeira e outros objetos podem ficar mofados e estragados pela atividade dos fungos. E que, em contato com o nosso corpo, os fungos causam alergia, infecções de pele, micose, frieira e sapinho.
Efeitos positivos dos fungos
Mas os alunos descobriram, também, que os fungos podem ser benéficos, já que, ao se alimentarem de matéria orgânica morta, têm função ecológica na decomposição de animais e vegetais.
Além disso, os fungos são usados na indústria farmacêutica, como, por exemplo, no preparo de antibióticos, e na indústria de alimentos e de bebidas.
“Muitos se assustaram quando ficaram sabendo que os fungos quase nunca saem da nossa mesa. Vinhos, cervejas, queijos, pão francês e bolos precisam de fungos na sua produção.”, contou o professor.
Fungos nutritivos e deliciosos
O estudo sobre os fungos resultou num conhecimento importante: os cogumelos não são vegetais e sim fungos. O professor explicou que há muitos tipos de cogumelos comestíveis e prometeu aos alunos ensinar uma receita de shimeji.
Atividades práticas: coleta de amostras e observação no laboratório
Seguindo as orientações do professor, os alunos coletaram amostras de alguns pontos da escola (maçaneta de portas, corrimão, bebedouro, vaso sanitário e teclado de computadores) e de objetos pessoais (notebook, celular), colocando-as para cultivo em placas de Petri.
Depois, no laboratório, eles observaram os resultados, constatando que os celulares e os teclados são os campeões em contaminação por fungo, ou seja, são muito mais sujos do que vasos sanitários.
Culinária no laboratório
Terminados os experimentos, o professor cumpriu a promessa. No próprio laboratório, ele preparou uma receita de shimeji. Foi explicando em detalhes o preparo para os alunos reproduzirem em casa.
E, enfatizando a importância nutritiva dos cogumelos, pela baixa caloria e gordura, mas abundância de fibras e proteínas, sugeriu que incorporassem esse alimento nas refeições.
Os alunos adoraram a aula inesperada de culinária. Degustaram e aprovaram a receita.