Um dos maiores sonhos dos pais é ver seus filhos realizados na vida pessoal e profissional, por isso buscam da escola um suporte que possibilite o melhor desenvolvimento tanto do aprendizado, como da conscientização sobre os sentimentos. E a aprendizagem socioemocional é a peça chave para este desenvolvimento completo do aluno
A aprendizagem socioemocional é o melhor caminho para preparar o indivíduo para que ele se torne um profissional completo, sabendo a distinção de sentimentos e podendo avaliar melhor o próprio comportamento e o dos demais.
Além de benéfica para a construção pessoal e profissional, a aprendizagem socioemocional possui outros pontos fortes:
1 – Estimula o sucesso profissional
O “profissional completo” de hoje possui controle sobre seus sentimentos quando se depara com desafios. Além de ser um bom líder, ter um relacionamento interpessoal bem desenvolvido e possuir foco em gerar bons resultados.
2 – Proporciona uma vida mais leve
Como a aprendizagem socioemocional aborda temas como o reconhecimento e a interpretação das emoções, trabalha, questões como a ansiedade e a depressão.
3 – Passar de forma natural pelas etapas da vida
Preparar-se para o Vestibular, entrar na puberdade, pensar no futuro profissional são fases da vida que exigem preparação emocional bem desenvolvida.
4 – Ajuda no aprendizado cognitivo
A aprendizagem socioemocional consegue exercer um trabalho de administração de sentimentos, como o medo e a vergonha. E, a partir do momento em que o aluno começa a perceber-se emocionalmente, consegue dominar o que está sentindo e desenvolver o autocontrole.
5 – É personalizada para cada etapa escolar
O processo de desenvolvimento da aprendizagem socioemocional leva em consideração a formação do sistema neurológico do aluno, dependendo do ciclo educacional que ele está.
6 – A formação completa deve acontecer em conjunto família/escola
A aprendizagem socioemocional em um contexto amplo deve acontecer não apenas dentro da escola. A participação da família para a construção do cidadão é fundamental.
7 – Aprendizado de forma lúdica
A busca do conhecimento por meio da diversão e do lúdico, é uma das características das aulas de aprendizado socioemocional, principalmente na Educação Infantil e Fundamental I.
O socioemocional no Colégio Piaget
Aqui, trabalhamos com o Compasso. Um programa de aprendizagem socioemocional criado para promover um ambiente de aprendizagem bem sucedido para as crianças. Contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos, o programa ajuda na construção de habilidades essenciais, como: aprender a aprender, fortalecer o sentimento de empatia, aprender a gerir as emoções e resolver os problemas de forma segura e responsável.
O curso engloba lições de casa que devem ser feitas pelos alunos junto com os pais para tentar envolver toda a família nas propostas da escola.
Os resultados disso
Uma extensa e multidisciplinar pesquisa (incluindo ensaios de controle randomizados, acompanhamentos longitudinais e repetições múltiplas) realizada nos Estados Unidos pela Child Development, Columbia University e o American Journal of Public Health, que apontou números significativos e que se tornam referência para a educação mundial:
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11% em ganhos acadêmicos – de acordo com uma meta-análise de 213 estudos que envolveram mais de 270 mil alunos, além da melhoria do comportamento dos alunos em sala de aula, também verificou-se o crescimento de suas habilidades em lidar com o estresse e a depressão, bem como melhores atitudes em relação a si mesmos, com os outros e com a escola.
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Benefícios individuais e sociais – um estudo publicado pelo American Journal of Public Health, em 2015, encontrou estatísticas significativas entre a Educação Socioemocional desenvolvida na Educação Básica e os resultados apresentados pelos jovens adultos mais tarde em: educação, empregabilidade, criminalidade, uso de drogas e saúde mental.
Segundo o CASEL (The Collaborative for Acvademic, Social and Emotional Learning) a Educação Socioemocional tem impactos relevantes nos seguintes aspectos: relacionamentos promovem os alicerces para aprendizagem; emoções afetam como aprendemos; habilidades socioemocionais podem e devem ser ensinadas e são essenciais para novos líderes e para a prevenção da saúde mental e social.
O Brasil deu uma contribuição importante para o levantamento global da OCDE. O Instituto Ayrton Senna conduziu, em colaboração com a organização, a maior pesquisa já feita no Brasil sobre habilidades socioemocionais, com 25 mil alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A escola Chico Anysio formará em dezembro a primeira turma de Ensino Médio que recebeu a educação socioemocional desde o 1º ano. Isso possibilitou a comparação entre os dois primeiros anos (a do 3º ano ainda será feita). Concluída neste ano, a pesquisa mostra um desempenho 30% superior, em notas, dos alunos que estudaram com a nova didática, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, quando comparados a alunos de escolas integrais com currículo convencional. Se comparados a alunos de escolas de carga horária de meio período, as notas dos que frequentaram o programa socioemocional foram 65% superiores em Língua portuguesa e 60% em Matemática. Esses resultados confirmam o que dados internacionais já apontaram: trabalhar o lado emocional do aluno dá mais resultado no aprendizado de qualquer disciplina do que dar aulas de reforço para conteúdos específicos.
Fonte: Revista Época