As crianças possuem um potencial enorme que deve ser estimulado. E a Educação Infantil exerce esse papel, ou seja, todas as atividades que apresenta aos seus alunos são planejadas para desenvolver as suas habilidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas.
Como as propostas precisam ser um convite para os alunos participarem ativamente, nas aulas não podem faltar estratégias atrativas, como: cores, música, contação de história e muitas brincadeiras.
Cores
Na Educação Infantil, todas as atividades usam e abusam das cores. A criança é alegre, feliz e precisa conviver com um mundo “colorido”.
As cores são estimulantes e motivadoras, despertam a atenção, trazem sensações de bem-estar.
Uma atividade em especial com cores agradou muito os alunos do Maternal. Eles viram a aparição de cores em garrafinhas de água, antes incolores.
Mas como a água ficou colorida? As professoras logo explicaram a mágica: gotinhas de tintas na tampa tingiram rapidamente a água.
O encantamento pela “mágica das cores” foi tanta, que quiseram segurar as garrafinhas.
Numa outra ocasião, a professora contou a história das cores da natureza e apresentou dedoches de borboletas. Os alunos brincaram encantados com tantas cores vibrantes.
Música
A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças. Quando cantada, a música desperta a consciência rítmica e estética, e amplia a linguagem oral. E, nas rodas de música, ocorre outra contribuição fundamental à criança: a socialização.
Cientes de todos esses benefícios pedagógicos que a música oferece, na própria grade curricular da Educação Infantil, constam aulas de Música, em que o professor Paulo incentiva as turminhas a cantarem músicas infantis.
As demais professoras também promovem a tradicional “brincadeira de roda” com cantigas folclóricas, que traz tanta alegria aos alunos.
Outra brincadeira frequente é a da “Caixa Musical”, que contém fichas e um microfone. Cada aluno escolhe a música que deseja cantar ao microfone, enquanto os demais o acompanham.
Contação de histórias
Toda hora é hora de história. Isso porque uma das principais metas da nossa escola é desenvolver nos alunos o gosto pela leitura.
Assim, para não faltar “Contação de História”, existe um Projeto Literário programado com várias atividades correspondentes ao enredo, às personagens e aos temas de cada livro lido com as crianças.
No final de maio, iniciaram-se os trabalhos sobre mais um livrinho: “Bom dia, todas as cores!”, de Ruth Rocha, cujo personagem principal, um camaleão, trocava de opinião, ou melhor, de cor, conforme a necessidade de se relacionar com os outros animais e se sentir aceito por eles.
Além da leitura para os alunos, houve uma dramatização das professoras. E os alunos receberam um bonequinho de papel do camaleão.
Os bate-papos sobre as importantes mensagens do livro estão apenas começando.
Brincadeiras para o desenvolvimento físico-motor
As “brincadeiras” na Educação Infantil, são planejadas com o objetivo de auxiliar os alunos no desabrochar de suas competências gerais.
Para os desenvolvimentos físico-motor, emocional e social, são necessárias “atividades lúdico-pedagógicas” que demandem movimentação, equilíbrio, destreza, agilidade e coordenação motora (grossa e fina). Por isso, as nossas professoras não deixam faltar animadas brincadeiras ao ar livre (nos jardins, no gramado e no Espaço Kid's da nossa escola), sempre em situações de desafios ou competições, tanto individuais como em equipes.
Brincadeiras para o início do letramento linguístico
Aproveitando os interesses e curiosidades dos pequenos, há sempre o brincar, o interagir, o criar, mesclando-se com variados aprendizados que visam à alfabetização.
Aos poucos, os alunos, em aulas divertidas e dinâmicas, vão aprendendo as letras, reconhecendo a escrita do próprio nome e iniciando a escrita de algumas palavras.
Os pequenos do Maternal II procuraram seus nomes que estavam espalhados pelo gramado e, depois, passaram o dedinho sobre as letras.
Já cada aluno do Nível I escolheu uma bexiga e a estourou para pegar a letra que nela havia. Em seguida, a tarefa foi dizer uma palavra que começasse com a letra encontrada.
Em outra ocasião, os alunos do Nível I e Nível II ouviram histórias das letras e foram à procura delas nos envelopes do “Guarda-Sol das Vogais”. Novamente, falaram palavras com as letras encontradas.
Brincadeiras para o início do letramento matemático
Na Educação Infantil, o reconhecimento dos números e o relacionamento destes com as quantidades que estabelecem precisa acontecer de maneira concreta a partir de estímulos lúdicos.
As professoras preparam atividades com materiais simples, mas que motivam os alunos. Brincando, os conceitos numéricos e as operações de soma são trabalhadas sem dificuldade.
Em uma aula divertida, em pratinhos de papelão, os alunos receberam a indicação de quantidade ou número. Em seguida, precisaram procurar o parceiro ou parceira para fazer a associação correta.
No final, correr pelo gramado equilibrando uma bolinha de pingue pongue completou a brincadeira.