Fui convidada para escrever um post no nosso portal que fosse de interesse dos pais. Fiquei pensando o que seria interessante para um pai ouvir de uma diretora de escola.
A princípio, parece que seria apresentar dicas de como lidar com o filho em casa, visto que somos os especialistas em educação. Porém, “receitas” podem ser encontradas facilmente na internet. Então, achei melhor relatar uma vivência.
Estávamos em um hotel e fomos tomar sol na piscina. No local, havia inúmeras cadeiras, uma ao lado da outra. Meu marido diz que eu atraio crianças por gostar muito delas. Lógico que, ao nosso lado, sentou um casal cuja esposa estava grávida e eles tinham uma criança de mais ou menos três anos. Tivemos o privilégio de observar o casal interagindo com a criança não só neste dia, como nos dois dias subsequentes, e ficamos encantados com a interação do casal com a criança.
Em primeiro lugar, os dois revezavam o tempo deles no entretenimento da criança. Quando ela ia para a piscina, era o pai que brincava, jogando a criança para cima e fazendo muitas acrobacias (a mãe estava grávida acredito de uns sete meses). Quando a menina voltava para a cadeira, a mãe contava histórias, brincava com os brinquedinhos. Enfim, eles estavam sempre incluindo a criança no que faziam, e isso me deixou encantada.
E eis que a criança, na hora de se alimentar, fez uma pequena birra. Pensei: “vamos ver o que eles farão agora”.
O pai, que estava de pé, abaixou, segurou nos bracinhos da menina, falou com ela olhando nos olhos, e isso fez com que a criança parasse rapidinho.
Pensei: “existe sim um comportamento que não falha na educação de um filho, em qualquer faixa etária”. Querem saber qual é? É a disposição de ficar um tempo apenas prestando atenção e interagindo com o filho.
Todos temos necessidade de nos sentir amado, e a presença com dedicação é como se fosse uma fórmula mágica que resolve muitos problemas futuros.
Meu conselho é que os pais passem um tempo com seu filho, vão a lugares diferentes, conversem sobre o que estão vendo, escutem o que o filho sabe sobre o que estão observando. Dessa forma, tenho certeza de que será incrível para vocês enquanto pais, e para o filho, que se sentirá amado.
Sem contar o fato de que as interações diárias entre pais e filhos, os hobbies e as atividades recreativas que a família desfruta potencializam o aprendizado dos estudantes.
Portanto, o uso do tempo no lar é um aspecto muito importante para que os alunos tenham ótimo rendimento escolar. Em famílias assim, que realmente “convivem”, as crianças consolidam o hábito da leitura e também praticam jogos que estimulam o raciocínio.
Alunos que participam de atividades ao menos 20 horas por semana fora do ambiente escolar, desenvolvem com muito mais facilidade a aprendizagem, e as atividades podem ser de música, leitura, escrita, visitas a museus, entre várias outras.
Quando a família estimula um tempo diário de estudo para as crianças, fazendo com que elas procurem aprender não somente em sala de aula, os resultados mudam. O ato de aprender torna-se natural e até mesmo prazeroso.
Manter um horário fixo todos os dias para comer, dormir, estudar e ler estabelecerá um ritmo produtivo para as crianças. Além disso, elas precisam de um ambiente bem iluminado e tranquilo para estudar.
Sabemos que grande parte do sucesso dos alunos na escola passa pela educação que eles têm em casa.
Agora, darei algumas dicas de locais da nossa região que vale a pena serem visitados em família:
– Vocês sabiam que o Poliesportivo, de terça à noite, está liberado para adultos e crianças andarem de patins? Com certeza, para quem gosta de patins o passeio é valoroso. – A avenida Barão de Mauá volta a ser espaço de lazer aos domingos e feriados, das 8h às 16h. – Andar de bicicleta, patins e até mesmo caminhar é uma delícia aos domingos com as crianças. – No Riacho Grande, também há atividades bem gostosas para serem feitas com os filhos. – E, para quem gosta de cavalos, uma distração excelente é no “Rancho do Comanche”, sito na Rua Antônio Vertamatti, 83 – Zanzala, São Bernardo do Campo (09834-203) |
Desejo uma semana abençoada na família de todos!