Alunos do Integral participam de atividades baseadas em obra literária.
As professoras do Integral do Fundamental Anos Finais desenvolveram com os alunos um Projeto Literário a partir da leitura do livro “Coraline”, de Neil Gaiman.
Com o intuito de incentivar o hábito da leitura e aprofundar o estudo do livro selecionado, as professoras Gislaine, Renata e Gizele atuaram juntas, organizando atividades interdisciplinares com o objetivo de promover uma abordagem múltipla da obra literária.
A obra e suas mensagens
As professoras escolheram o livro “Coraline” por abordar questões comuns à fase da pré-adolescência e adolescência, despertando o interesse dos alunos e a identificação deles com os conflitos da personagem principal.
Coraline é uma garota pré-adolescente que quer descobrir coisas novas, explorar e enfrentar os seus medos. Passa por momentos de baixa autoestima e vivencia problemas no relacionamento com seus pais, que, segundo ela, não lhe oferecem a atenção e o carinho de que necessita.
Quando a família se muda para um antigo casarão, ocorre o clímax da história: a menina abre uma das portas da casa e se transporta para um outro mundo, onde seus novos pais fazem de tudo para contentá-la.
Porém, logo ela percebe que a vida lá não é como supunha. Caroline passa por situações bem difíceis. Então, percebe que se iludiu, que seus pais verdadeiros são maravilhosos comparados aos “de mentira”, e tenta a todo custo voltar para o seu mundo real.
A valorização da família é, portanto, a mensagem principal da obra.
Leitura e interpretação
Com as professoras Gislaine e Renata, os nossos alunos leram o livro e participaram de rodas de conversa para a interpretação.
Alguns alunos testemunharam a respeito do “relacionamento entre pais e filhos”, geralmente conturbado na adolescência. Também mencionaram insatisfação com eles mesmos e com a família.
Aproveitando o enredo da história e os relatos dos alunos, as professoras encaminharam a conversa para uma reflexão dessa “fase de desacordos”, tanto com o “eu” quanto com os “outros”, tão normal nessa fase da vida.
Assim, com as discussões e análise de tudo o que ocorreu com a personagem Coraline, os alunos concluíram que costumamos idealizar pessoas e situações, sem perceber o quanto as aparências podem nos enganar. Entenderam que a família que temos não é perfeita, mas é preciosa, pois só deseja o nosso bem.
Aulas de Inglês integradas ao livro
Com a teacher Gizele, os alunos também analisaram a obra, por meio de variadas atividades, todas em inglês, é claro.
Começaram desenhando a personagem Coraline para, em seguida, mencionarem suas características físicas em resposta à pergunta “what the style cly?”.
Em outra aula, participaram de um “Kahoot”, com questões preparadas pela teacher sobre o enredo, personagens e mensagens do livro.
Também preencheram um “Coraline Word Search” (caça-palavras de Coraline) e competiram respondendo “True or false?” para afirmações da teacher sobre a obra.
Outra estratégia foi o jogo “Questions and Answers”, que a teacher emprega frequentemente e os alunos adoram. São perguntas e respostas escritas em inglês, que se apresentam embaralhadas para os alunos formarem os pares adequados. No caso, o assunto da atividade foi o livro lido.Por fim, montaram um mural resumitivo da história de Caroline, com desenhos e textos.