Psicólogos e estudiosos da área comportamental e emocional afirmam que ter GRATIDÃO é muito importante para as pessoas se tornarem melhores, mais felizes e completas. A GRATIDÃO estimula uma visão otimista em relação à vida.
Assim, por acreditarmos que agradecer deve se tornar uma prática constante do dia a dia, o “Thanksgiving Day” ou “Dia de Ação e Graças” é sempre comemorado na nossa escola, já que desejamos cultivar nas nossas crianças e jovens a valorosa virtude do agradecimento.
COMO SURGIU O “THANKSGIVING DAY”?
Surgiu nos campos com o costume antigo de se festejar e agradecer a Deus pela obtenção de uma boa colheita. Assim, tornou-se uma tradição o agradecimento. Até hoje, nos Estados Unidos e no Canadá, o “Dia de Ação de Graças” é feriado nacional e as pessoas costumam se reunir com a família para uma refeição especial de confraternização.
A essa festividade se incluem desfiles nas ruas e partidas de futebol americano.
Mas o momento principal dessa data é o do agradecimento. Todos, reunidos, agradecem e celebram o que aconteceu de bom durante o ano.
O “THANKSGIVING DAY” NO COLÉGIO PIAGET
Na nossa escola, o “Thanksgiving Day” ocorre principalmente nas aulas de Inglês, mas as demais disciplinas interagem, já que a festa é uma oportunidade de desenvolvimento do benéfico hábito da gratidão.
Assim, todos os professores ajudam na conscientização dos alunos de que temos sempre muito a agradecer: um gesto de bondade, uma atitude de carinho, uma ajuda, um elogio, uma assistência, um presente, uma gentileza, ou qualquer acontecimento bem simples que a vida nos oferece diariamente.
COMEMORAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A festa para os alunos da Educação Infantil foi organizada nas aulas de Inglês (confira todas as fotos aqui!). As teachers Mayara e Valéria conversaram sobre a importância do agradecimento e ensinaram músicas infantis em inglês relacionadas à data. Todos cantaram e dançaram.
Os alunos também participaram de um piquenique coletivo, com comidinhas deliciosas que os pais enviaram.
Foi uma bonita e “deliciosa” confraternização.
ATIVIDADES NO FUNDAMENTAL I
2º ao 5º ano |
As crianças do Fundamental I também participaram de uma ceia para a comemoração do “Thanksgiving Day” (veja todas as fotos aqui!). Os alunos do 2º ao 5º ano, em horários diferentes, com revezamento, se dirigiram ao restaurante da escola, onde a Coordenadora Daniela conversou sobre a virtude da gratidão, e as teachers Mariana e Jenifer enfatizaram as características da data, em inglês, é claro.
Uma das teachers se vestiu de pilgrim (camponesa), lembrando que a festa se iniciou para agradecer a farta colheita. Depois, as delícias culinárias, que os próprios alunos haviam trazido, foram servidas.
1os anos |
Nos 1os anos, a teacher Cristiane cantou com os alunos músicas em inglês. E eles fizeram um “piquenique coletivo” nas próprias salas de aula.
Mas, antes da refeição, houve os agradecimentos. Foram momentos de muita emoção, pois as crianças agradeceram à escola, às professoras, a seus pais… Ninguém esqueceu de agradecer a saúde, a possibilidade de estudar, de brincar, de ser criança…
Cartões de Agradecimento
Todos os alunos, do 1º ao 5º ano, elaboraram cartões de agradecimento com as teachers. Desenharam uma árvore e, nas suas folhas, escreveram palavras em inglês do que desejavam agradecer. As teachers auxiliaram na escrita dessas palavras, desenvolvendo, inclusive, o vocabulário dos alunos.
Nas séries mais adiantadas, eles conseguiram escrever, em inglês, frases curtas de agradecimento.
Jogo da Gratidão
A teacher Mariana, em um aula de Inglês do Integral, nomeou cada aluno com uma palavra em inglês que significa algo positivo da nossa vida a que devemos agradecer, como, por exemplo: family, health, friend, food, affection…
No jogo, no gramado da escola, ao pegar a bola, o aluno dizia a palavra, integrando, assim, brincadeira e agradecimento.
CONVITE AOS PAIS
As famílias receberam um recado da escola para, se pudessem, em casa, também comemorassem com as crianças o “Thanksgiving Day”, como um exercício da virtude da gratidão. A sugestão foi que cada membro familiar expressasse um agradecimento e, com isso, criasse um momento importante de reflexão e união.
CONVITE A VOCÊ, LEITOR DESTE TEXTO
Que tal você, agora, fazer agradecimentos? E todos nós temos muito a agradecer, não é verdade?
Pare por alguns instantes e agradeça por todas as bênçãos que você tem recebido: agradeça por estar vivo, por ter saúde e disposição para viver, por respirar e trabalhar, pela força que corre em suas veias, pela pessoa maravilhosa que você é e por seus talentos e qualidades. Também agradeça pelos erros, acertos e fracassos, pelas dificuldades e alegria. Afinal, tudo isso é responsável por formar quem você é hoje.