O nosso ideal é que os alunos da Educação Infantil sejam recebidos pelas professoras e assistentes com muito carinho, para eles perceberem, desde cedo, que escola é um lugar de descobertas e aprendizados, mas também de amor, amizades e respeito. Eles, por menor que sejam, entendem quando são amados. Por isso, todos da escola têm um único propósito: contribuir para que os alunos sejam felizes e desenvolvam o melhor possível as suas potencialidades.
Mas é claro que, já no primeiro dia, na acolhida — cheia de alegria e amor — incluem-se os “combinados”. Ou seja, de modo lúdico, são passados valores fundamentais de convivência e limites. Mesmo os alunos do Maternal vão recebendo afeto e noções de respeito, de valorização de si mesmo e do outro. As atividades em grupo, dão, aos pouquinhos, a percepção de como é boa a união amistosa.
Muito carinho e até colinho
Nada de choro no primeiro dia! Carinho e atenção para todos. E, para os mais novinhos, que estavam estranhando, foi oferecido um colinho. Mas, apesar disso, eles permaneceram junto aos coleguinhas nas brincadeiras.
A Silmara, uma das professoras do Maternal I, esclarece:
“É natural os alunos do Maternal se sentirem inseguros no começo, pois se trata de uma situação nova e, muitas vezes, é a primeira vez que se afastam da mãe ou dos familiares. Para a adaptação transcorrer de modo bem suave, o importante é que, mesmo recebendo atenção especial, a criança siga a rotina da classe, participando de todas as atividades programadas.”






Atividades para integrar, socializar e deixar as crianças felizes
Toda a equipe da Educação Infantil se preparou para oferecer aos alunos acolhimento, segurança e alegria.
As propostas pedagógicas para os primeiros dias foram criteriosamente organizadas. Ocorreram bate-papos, brincadeiras e dinâmicas motivadoras e interativas para “encantar” os alunos e fazê-los se sentir parte da comunidade escolar.
As professoras também promoveram a socialização com atividades divertidas nos espaços abertos da nossa escola. Foram oportunidades de brincar, fazer amizades e rever os colegas do ano anterior.









Acolhimento do professor de Música
O Paulo, professor de Música, esteve com todas as turminhas no primeiro dia, transmitindo carinho e alegria com as músicas infantis que tocou no violão e cantou.
Os pequenos foram atraídos pelo som e se aproximaram espontaneamente do professor.
A coordenadora da Educação Infantil, a Vivian, que comandou todas as atividades de recepção aos alunos, explicou:
“Com música, a adaptação dos alunos e a socialização entre eles ficam muito mais facilitadas. Um bom acolhimento faz com que eles gostem da escola e desejem voltar”.
E o professor Paulo completou:
“Música é afetividade, é um abraço.”



Roda de apresentação e Dinâmica de autovalorização
A professora de Arte, a Lili, começou se apresentando e, com o uso de um microfone — que encantou a garotada —, convidou cada aluno a se apresentar.
Com uma estratégia bastante envolvente, a professora conseguiu que todos os alunos, mesmo os pequenos do Maternal, dissessem o nome e algumas palavras sobre suas preferências de comida e brinquedos.
Essa proposta de socialização das turmas continuou com outra atividade divertida: os alunos brincaram com a “saia literária” seguindo, coletivamente, os comandos emitidos.
Algumas turminhas participaram, também com a professora Lili, da dinâmica do espelho, muito apropriada para os primeiros dias de aula, por promover nos alunos a autovalorização ou a alta autoestima. “Você quer descobrir o tesouro que está dentro da caixa?”, perguntou a professora Lili a cada um dos alunos. Felizes, descobriam que eles próprios eram o tesouro e, portanto, a pessoa mais importante do mundo.







