Home INFANTIL APRENDENDO A AMAR E PROTEGER OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

APRENDENDO A AMAR E PROTEGER OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

VISITA À CLÍNICA VETERINÁRIA UNE APRENDIZAGEM LÚDICA, EDUCAÇÃO INFANTIL E CUIDADOS COM OS ANIMAIS

por Aline Floresti

O primeiro passeio pedagógico dos alunos do Maternal II foi aguardado com grande entusiasmo pelos pequenos. As professoras Adriana, Thayane e Nayara prepararam as crianças para uma experiência muito especial: a visita à Clínica Veterinária Lado a Lado Animal, em São Bernardo do Campo.

O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos um contato mais próximo com o universo dos animais de estimação, ajudando-os a compreender que cães e outros pets também precisam de atenção, carinho, alimentação adequada, higiene e cuidados com a saúde para viverem felizes e saudáveis.

MASCOTE DAS TURMAS ACOMPANHOU OS ALUNOS

Todas as turmas da Educação Infantil contam com um mascote, que desempenha um importante papel pedagógico e afetivo. Ao estabelecer vínculos com esse companheiro especial, as crianças sentem-se mais acolhidas, seguras e fortalecem sua adaptação ao ambiente escolar.

No Maternal II, a mascote é a cachorrinha Luna, sempre presente nas aulas e nas diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano. Cada aluno possui a sua própria Luna: uma almofada em formato de cachorrinho, personalizada com a participação da família.

E, é claro, no passeio à clínica veterinária as Lunas também participaram dessa experiência educativa.

NA CLÍNICA VETERINÁRIA, APRENDIZADOS SOBRE O CUIDADO COM OS CÃES

Os profissionais da clínica veterinária, apaixonados pelo cuidado com os animais, conversaram com os alunos de forma simples, lúdica e adequada à faixa etária sobre os principais cuidados que os tutores devem oferecer aos seus animais de estimação.

As crianças aprenderam sobre a importância do carinho, da alimentação saudável, da higiene, da vacinação e dos cuidados veterinários para garantir o bem-estar dos cães.

Como os alunos estavam acompanhados de suas Lunas, as explicações tiveram como foco os cachorros, tornando a aprendizagem ainda mais concreta, significativa e envolvente.

Os profissionais também apresentaram a profissão de médico-veterinário, explicando quem é esse profissional, quais são suas funções e como ele contribui para a saúde e o bem-estar dos animais.

Durante a visita, as crianças acompanharam o banho de um cachorrinho e puderam participar desse momento, observando de perto os cuidados relacionados à higiene dos pets.

Outro aprendizado importante foi compreender que os animais de estimação, assim como as crianças, precisam receber vacinas para prevenir diversas doenças.

Em uma atividade lúdica, utilizando seringas sem agulha, os alunos brincaram de vacinar suas Lunas, reforçando os conhecimentos adquiridos de maneira divertida, prática e significativa.

O CUIDADO COM OS ANIMAIS COMO DEMONSTRAÇÃO DE AMOR

Mais do que um passeio pedagógico, a visita à clínica veterinária representou uma rica oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Os alunos ouviram dos profissionais uma importante mensagem: “Quem ama os animais, cuida deles.”

Ao longo da experiência, as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre os animais de estimação e desenvolveram valores fundamentais, como empatia, respeito, responsabilidade e cuidado com todos os seres vivos.

Vivências como essa fortalecem a formação integral dos alunos da Educação Infantil, despertando a sensibilidade, incentivando atitudes de proteção aos animais, respeito à natureza e consciência sobre a importância do cuidado com a vida.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service