Em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, as professoras da Educação Infantil organizaram atividades para os alunos descobrirem o quanto os seres vivos — pessoas, animais e plantas — são dependentes desse valioso bem natural.
Rodas de conversa
As professoras conversaram com os alunos sobre como usamos a água e de que forma ela se apresenta no meio ambiente.
Em todas as turmas, enfocou-se a necessidade de preservação da água e a responsabilidade de todos no uso adequado desse bem essencial. Cada aluno pôde contar como ele e sua família usam a água no cotidiano e sugerir procedimentos corretos para evitar o desperdício.
Assim, foi mais um objetivo dos bate-papos: divulgar atitudes adequadas de preservação e consumo consciente da água.
Dramatização
Em cada turma ocorreu uma uma pecinha em que as professoras, com alegria e brincando com as crianças, mostraram o valor da água para a vida no planeta Terra.
Também representaram a evaporação da água, a formação de nuvens e a volta da água ao solo por meio da chuva.
Os alunos ficaram atentos e aprenderam, de maneira lúdica, o “ciclo da água”.
A Emília, uma das professoras da Educação Infantil, comentou: “A dramatização é uma estratégia que sempre usamos, pois facilita o aprendizado. Os alunos se divertiram e, ao mesmo tempo, começaram a desenvolver uma consciência ambiental.”
Painel dos mares
Falando em água, foi impossível não mencionar a poluição dos rios e dos mares. As professoras salientaram a necessidade do descarte correto do lixo e da reciclagem para diminuir a poluição das águas e do meio ambiente como um todo.
Sobre os mares, elas explicaram que é imensa a quantidade de lixo que recebem, o que prejudica os animais marinhos. E, para promover um aprendizado concreto e divertido sobre o tema, criaram um painel do fundo do mar, dividido em dois lados: um limpo e outro poluído.
Os alunos, então, brincaram de colar figuras de animais no lado do mar adequado à vida marinha.












