Para o Evento Cultural 2022, ocorrido no dia 5 de novembro, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio organizaram exposições, oficinas e debates sobre “Ciências Básicas para a Sustentabilidade”, mesmo tema do Projeto Pedagógico Anual da nossa escola.
Além de apresentarem os trabalhos e pesquisas realizados durante o ano letivo, a intenção dos estandes montados pelos alunos foi chamar os visitantes para uma reflexão da relação homem com a natureza, considerando o impacto ambiental que vem se aprofundando e pondo em risco a vida no planeta.
O Evento Cultural foi, portanto, uma proposta de “pensar juntos”, com o auxílio indispensável das Ciências, para o encontro de soluções que levem à regeneração global e ao Desenvolvimento Sustentável.
Alguns dos assuntos abordados:
Admirável Lixo Novo
- Reciclagem, reaproveitamento, criação artística;
- Coleta de óleo, tampinhas e restos de azulejos de construção;
- Oficina de mosaico (Projeto Mosaico Sustentável nas Escolas);
- Origami com reaproveitamento de papel;
- Criação de utensílios, enfeites e brinquedos;
- Instrumentos musicais de sucata;
- Transformação de roupas rasgadas ou manchadas.
Compostagem
- O lixo pode virar vida: fertilizante natural;
- Oficina de montagem de minicomposteiras caseiras;
- Alimentos orgânicos.
Moda Sustentável
- Customização;
- Brechó;
- Coleção além da estação.
Energia Sustentável
Projeto de uma mini-hidrelétrica para recarregar celulares.
Abelha e a sustentabilidade
- O papel fundamental das abelhas na manutenção do meio ambiente (responsáveis pela polinização de 75% das plantas cultivadas);
- “Beeliving Mel” e “Tem abelha no meu jardim” (propostas de regeneração da nossa biodiversidade pela criação e conservação das abelhas brasileiras sem ferrão).
Os artrópodes e a biodiversidade
- Representação de que a existência de todas as espécies de animais é essencial para o equilíbrio das cadeias alimentares e dos ecossistemas.
Medicina preventiva
- Diagnóstico preventivo e combate a doenças;
- Participação de estudantes da “Faculdade de Medicina do ABC”.
Piagetionu
Simulação dos alunos do Ensino Médio de um debate na ONU sobre questões socioambientais.
Árvore do agradecimento e nossos agradecimentos
No dia do Evento Cultural, em cada uma das duas portarias da escola, foi deixada a “Árvore do Agradecimento” e uns cartõezinhos para os pais e demais visitantes responderem à pergunta: A que ou a quem você é grato(a)?.
A proposta foi organizada pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional) com o objetivo de estimular a reflexão e a virtude tão importante da GRATIDÃO.
A participação era opcional. Mesmo assim, muitas pessoas deixaram suas mensagens, agradecendo à vida, à família, aos filhos, aos amigos. Mas a maioria mencionou agradecimento à nossa escola e, principalmente, à oportunidade de participar do Evento Cultural e receber valiosos ensinamentos.
Na verdade, somos nós que temos muito a agradecer. Nossas equipes de coordenadores, professores e demais funcionários da escola merecem os parabéns por se dedicarem tanto à organização e montagem das atividades. De igual modo, reconhecemos a brilhante atuação dos nossos queridos alunos que, com alegria e entusiasmo, se prepararam para as apresentações e ofereceram lições de ecologia a todos os presentes. E, em especial, agradecemos aos pais, por incentivarem seus filhos e comparecerem ao evento para prestigiá-los.
Gratidão, pois, à nossa grande e unida Família Piaget!!!