No Piaget, os nossos alunos têm aulas de Socioemocional desde o início de sua trajetória escolar. Organizadas com rodas de conversa, dinâmicas e atividades lúdico-pedagógicas variadas, elas visam desenvolver nos alunos importantes valores de cidadania, como o autorrespeito e o respeito ao outro.
A parceria que a nossa escola fez com a EDUCA, uma empresa que desenvolve material impresso e digital com “programas socioemocionais”, está sendo um sucesso.
As professoras da Educação Infantil estão usando as estratégias propostas pelo material da Educa e testemunham a participação interessada dos seus alunos.
As primeiras aulas de Socioemocional das turminhas do Nível II tiveram como tema “Identidade e Diferenças”.
O “eu”
Visando o reconhecimento e identificação do “eu”, a primeira etapa foi cada aluno procurar visualizar sua imagem e fazer, em seguida, um autorretrato.
Outra etapa foi a escolha das letras corretas para a formação do seu nome e colá-las na página do material intitulada “Sou eu!”.
O “outro”
Um exercício simples mas significativo de diversidade foi o de observar os colegas e comparar os autorretratos. As diferenças ficaram evidenciadas. Constataram, então, que cada um tem uma imagem e, o mais importante, que cada um é uma pessoa diferente.
Valorização da individualidade e das diferenças
Então, chegou o momento do bate-papo. As professoras direcionaram a conversa para a importância de cada um ser do seu jeito, levando, portanto, os alunos a deduzirem que todos têm o direito de ser aceitos e respeitados.
O conceito de “diversidade” foi abordado, com os próprios alunos mencionando diferenças entre pessoas e até entre animais.
Avaliação das professoras
Alguém acha que crianças pequenas não entendem conceitos emocionais ou comportamentais? As professoras das turminhas, satisfeitas com o resultado das atividades, afirmam que as crianças entendem muito bem.
Segundo a professora Larissa Mendes, “Os ensinamentos e conclusões a que chegaram os alunos foram como sementinhas positivas que nós ajudamos a colocar em seus coraçõezinhos.”. E a professora Juliana completou: “Se desejamos viver numa sociedade justa e igualitária, precisamos ensinar desde cedo aos alunos o valor da diversidade e da inclusão.”.