O Departamento de Esportes da nossa escola, coordenado pelo professor Everton, oferece uma grande variedade de modalidades esportivas para os alunos, desde as séries iniciais.
Respeitando a individualidade de cada um, a diversificação dos esportes potencializa o protagonismo discente. Os alunos optam pela modalidade que mais lhes agrada ou para as quais sentem inclinação, após um período de experimentação.
Neste ano, a “Arte Circense” foi uma das modalidades mais procuradas pelos alunos do Fundamental Anos Iniciais.
Circo é brincadeira e aprendizado
O professor Jonas, que leciona Circo com a ajuda de duas assistentes, explica que, pelas características bastante lúdicas, as aulas são como “brincadeiras”, reduzindo o estresse ou a ansiedade, e promovendo a socialização e integração das crianças.
“É uma modalidade que proporciona prazer e alegria, mas também desenvolve a coordenação motora e movimenta o corpo todo.”, diz o professor.
Eu sou capaz!
Essa é a primeira lição que o professor passa para os alunos na primeira aula. Ele os incentiva afirmando que “o que parece difícil pode se tornar muito fácil com treino e dedicação”.
Segundo o professor, aos poucos, com os exercícios circenses, os alunos ganham um bem maior: a autoestima. Começam a valorizar o próprio corpo e a perceber que são capazes de enfrentar desafios. Reconhecem suas próprias potencialidades.
“Na verdade, eles já sabem fazer todos os exercícios. Toda criança sabe. É como brincar e deixar fluir a criatividade.”, comenta o professor.
Aulas para Saúde Física e Mental
As aulas de Circo trazem benefícios nos aspectos físico, social e mental. Isso porque as habilidades físicas e artísticas adquiridas, são sempre demonstradas em apresentações coletivas, tornando essencial a boa integração com os colegas de grupo. Também a contribuição do Circo quanto aos aspectos emocionais é imensa, já que as crianças aprendem a superar dificuldades e medos, o que lhes proporciona maior autoconfiança, autoestima e até mesmo a perda da timidez.
“Todas as atividades circenses exigem muito equilíbrio corporal. Então, como resultado, os alunos vão ganhando equilíbrio mental e emocional.”, esclarece o professor Jonas.
Mas, o que se treina nas aulas de Circo?
As atividades das aulas de Circo são baseadas em movimentos ritmados e coordenados.
Os alunos já entenderam que todos os exercícios — de acrobacias de solo, cama elástica, perna-de-pau, prato-equilibrista, bolinhas de malabarismo e performance aérea com tecido e lira (arco de ferro) — dependem de concentração e equilíbrio.
Assim, brincando e se equilibrando, os alunos estão adorando as aulas!!!






















