No nosso privilegiado ambiente de natureza, há plantas ornamentais e muitas árvores frutíferas, como jabuticabeira, amoreira, abacateiro, mamoeiro, aceroleira, pitangueira, romãzeira, goiabeira, mangueira, entre outras. Há também uma grande horta, que proporciona aos alunos vivências de plantio e colheita.
Contato com a natureza só traz benefícios
Para o desenvolvimento físico e emocional sadio das crianças, o contato com a natureza é fundamental. Estudos revelam que a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.
Além disso, no ambiente de natureza, as crianças desenvolvem o amor pelo “mundo verde” e aprendem a importância do meio ambiente e a necessidade de preservá-lo.
E como é prazeroso para os alunos correrem no gramado e brincarem no nosso espaço repleto de árvores e plantas que eles mesmos chamam de “florestinha”.
Na “florestinha”, colheita de abacate
Os nossos alunos da Educação Infantil, dependendo da época do ano, vão à “florestinha” da nossa escola para colher os frutos das árvores frutíferas que lá existem, como amora, pitanga, ameixa.
Desta vez, como o abacateiro estava carregadinho, o Tio Nádson e o jardineiro Jonas ajudaram os alunos a retirar os abacates do pé. Eles ficaram encantados com a experiência e desejosos de provar a fruta. Mas foram orientados de que seria necessário esperar uns dias para os abacates amadurecerem.
Então, cada turminha ficou com uma quantidade de abacates, de 4 a 6, para guardarem na sala de aula. As professoras combinaram que, quando estivessem maduros, os abacates seriam usados em gostosas receitas nas Aulas de Culinária.
Na horta, plantio de alface
Na horta, os alunos mexem na terra, sujam as mãos e se sentem muito felizes observando as variações de cores e sentindo as texturas e os cheiros de plantas usada para chá e tempero, como o manjericão, a erva-cidreira, o alecrim, a hortelã. São vários os tipos de legumes, verduras e temperos que eles mesmos plantam e colhem.
E havia chegado a hora do plantio para os alunos do Nível II. Com suas galochas, eles foram muito contentes plantar mudinhas de alface.
O nosso jardineiro Jonas, que ama plantas e crianças, com paciência e carinho, orientou para a tarefa.
Portanto, pela alegria dos alunos e também pelo estímulo que recebem ao consumo de alimentos saudáveis, as atividades na horta fazem parte da grade curricular da Educação Infantil.