A “SONDAGEM DIAGNÓSTICA” é uma prática comum na nossa escola. Trata-se de uma ferramenta que oferece informações sobre o quanto cada aluno domina determinados conhecimentos, habilidades e competências. É possível, dessa forma, mapear os seus pontos fortes e as suas possíveis dificuldades.
No caso do 1º ano, como o aluno se encontra no início do processo de ALFABETIZAÇÃO, a “SONDAGEM DIAGNÓSTICA” ocorre com mais frequência, de modo a indicar em que nível ele se encontra na aquisição da leitura e da escrita.
Durante todo o ano letivo, as professoras do 1º ano dedicam-se de modo sistemático à observação do desenvolvimento do estudante, o que contribuiu para elas criarem novas e diferentes estratégias pedagógicas — tanto coletivas como individuais —, resultando grande auxílio à correlação ensino-aprendizagem.
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DIAGNÓSTICA
Acompanhar os saberes dos alunos tem relevância na organização do trabalho do professor de qualquer área e de qualquer grau. É o parâmetro para a seleção das atividades e metodologias, quer para implementá-las, desenvolvê-las ou até mesmo modificá-las.
No 1º ano, a “SONDAGEM DIAGNÓSTICA” passa a ser essencial. Muito mais do que uma simples prova, as professoras observam o desempenho de cada aluno na produção de seus desenhos; nas manifestações de oralidade em rodas de conversa; nas encenações e dramatizações; nas hipóteses de leitura e escrita; na formação de palavras, frases e pequenos textos; na grafia; nos desafios de lógica.
Todo esse constante acompanhamento permite verificar o progresso com relação à Alfabetização.
CONCLUSÕES DA SONDAGEM DIAGNÓSTICA DE FECHAMENTO DO ANO LETIVO
Neste ano, as últimas observações das professoras do 1º ano possibilitaram um perfil dos alunos, ou seja, a verificação dos diferentes estágios em que cada um se encontra.
Constataram que nem todos chegaram ao mesmo ponto da trajetória de aprendizagem. E isso é preocupante? De jeito nenhum! É o que explica a Fernanda Sona, uma das professoras do 1º ano:
“Cada aluno tem o seu tempo, seu ritmo e maturidade. O que ficou evidente nas nossas análises foi que todos estão em evolução, em desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Em breve, todos estarão alfabetizados.”
E a professora Fernanda ainda ressalta que o processo de Alfabetização se dá ao longo de todo o Fundamental I. São, portanto, alguns anos para que o aluno atinja o “LETRAMENTO”, que se manifesta quando ele, verdadeiramente alfabetizado, adquire as capacidades básicas de ler e entender mensagens e também de se expressar pela escrita de modo compreensível.
CRIAÇÃO DE UM RELATÓRIO ESPECIAL SOBRE CADA ALUNO
Desta vez, as professoras resolveram criar um relatório especial, um tipo de “livrinho” para cada aluno, caracterizando o seu perfil, por meio de várias abordagens, com comentários sobre a atuação e evolução detectadas.
A novidade deste ano está no fato de que os “livrinhos” ou “sondagens diagnósticas finais” não são apenas comentários, mas também exemplos das próprias realizações dos alunos.
OBJETIVO DOS “LIVRINHOS”
As professoras organizaram os “livrinhos” ou “sondagens diagnósticas finais” para serem como um presente para as suas colegas do 2º ano. Neles consta um desenho muito significativo em que o aluno se autorretratou e, num balão de fala, se apresentou à nova professora, isto é, fez um registro sobre si mesmo. Também há uma atividade em que o aluno escreveu algumas palavras sobre uma figura, num recurso revelador do seu nível de percepção visual de imagem, assim como da sua habilidade de escrita e grafia. Por último, aparece um texto com um exercício de escrita e interpretação da leitura.
Assim sendo, as futuras professoras receberão um parecer aprofundado de cada aluno. Elas saberão quem já lê com autonomia, quem ainda precisa de auxílio; quem já escreve frases e pequenos textos; quem interpreta o que lê. Elas poderão, então, dar continuidade ao trabalho com maior clareza e segurança, e o planejamento das aulas terá amparo no que já se conhece sobre a realidade das turmas e dos alunos individualmente.
REAÇÃO DOS PAIS SOBRE OS “LIVRINHOS”
Na “Reunião de Pais” do 3º trimestre, as professoras mostraram aos pais parte dos “livrinhos”, que ainda estavam incompletos. Eles ficaram emocionados ao verem um resumo das produções de seu(sua) filho(a). E todos conceberam que aquele “relatório” significava um evidente crescimento. Ficaram felizes com o progresso atingido e convencidos de que o processo é contínuo e que a trajetória, com certeza, irá continuar com sucesso.