Como parte do currículo do Novo Ensino Médio, temos as eletivas. Trata-se de aulas de variadas áreas do conhecimento, que se assemelham a um curso livre. As eletivas têm por objetivo complementar a formação dos estudantes e ampliar seu repertório.
Os temas das eletivas independem da escolha dos Itinerários Formativos. Todas as eletivas são escolhidas visando proporcionar vivências práticas e desenvolverem projetos significativos para a formação integral do estudante.
Neste ano, o Colégio firmou parcerias com instituições de ensino superior da região.
Nos últimos quatro meses, de março a junho, eles saíam do Piaget em uma Van e se dirigiam à Fundação Santo André (sempre acompanhados de um professor da nossa equipe) para terem aulas da eletiva de “Biodiversidade” na Faculdade de Ciências Biológicas.
Vivência numa Universidade facilita decisão sobre carreira
É fato que os alunos do Ensino Médio o tempo todo ficam se perguntando sobre o que almejam de verdade para o seu futuro acadêmico ou profissional.
E essa vivência, denominada “Trilha Biodiversidade”, estruturada pelos coordenadores do Ensino Médio do Colégio Piaget e professores da Fundação Santo André, além de proporcionar enorme conhecimento científico, contribuiu para solucionar muitas dúvidas dos nossos alunos.
As aulas foram importantes tanto para o conhecimento científico quanto para eles poderem constatar se estão trilhando o itinerário que realmente desejam para uma carreira profissional.
A maioria dos alunos sentiu reforçada a intenção de seguir um curso na área de Ciências Naturais. Mesmo porque, nada melhor do que ter aulas numa faculdade, com atividades em laboratórios altamente estruturados e com professores universitários, para eles avaliarem suas opções.
Trilha Biodiversidade em 8 encontros
Os estudos focados no tema central “Biodiversidade” foram divididos em 8 encontros ocorridos na Fundação Santo André e ministrados por professores da Faculdade de Ciências Biológicas.
Os alunos receberam noções iniciais dos processos investigativos e orientações sobre “metodologia científica” para estudos de minerais, plantas e animais.
Todas as atividades tiveram características dinâmicas e interativas, que exigiram habilidades de atenção, observação, reflexão e conclusão.
Muito mais práticas do que teóricas, inclusive com trabalho de campo nos ambientes de natureza da universidade, as aulas passaram lições de comprometimento com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
Um pouco do que vivenciaram
Os nossos alunos atuaram em seis ambientes específicos da Fundação Santo André:
- Laboratório de Geologia (relacionaram fenômenos terrestres aos processos de formação das rochas);
- Laboratório de Paleontologia (observaram plantas e animais fossilizados);
- Laboratório de Biologia (identificaram artrópodes diversos e fizeram estudos celulares, com lupa estereoscópica e microscópio);
- Laboratório de Zoologia (realizaram procedimentos relacionados à coleta, armazenamento, formação de coleção e identificação de inseto, numa iniciação de estudos da taxonomia);
- Biotério (observaram a manutenção e o manejo adequado de animais de laboratório, de acordo com os princípios éticos determinados na experimentação científica);
- Viveiro Experimental (identificaram espécies vegetais da Mata Atlântica existentes no campus e treinaram procedimentos de produção de mudas e seus cuidados).
Encerramento
No dia 12 de junho, data do encerramento da “Trilha Biodiversidade”, a nossa escola preparou uma cerimônia de confraternização. No evento, que se realizou no “Auditório da FAFIL”, os alunos receberam certificados de participação no curso.
Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos, em que os alunos expressaram agradecimentos à Fundação Santo André e aos professores. E não faltaram elogios também à nossa escola: “Agradeço ao Piaget pela oportunidade tão valiosa que nos deu. Foi um aprendizado para as nossas vidas!”, mencionou uma aluna no vídeo (que você assiste AQUI no nosso canal do Youtube).
Depois, abraços e uma merecida festinha.