Por ser o Folclore uma importante representação da cultura de um povo, nas aulas da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais, no mês de agosto, as professoras desenvolvem com seus alunos atividades lembrando as principais manifestações folclóricas brasileiras, como: festas populares, danças, cantigas, brincadeiras, contos, lendas, entre outras.
Neste ano, destaque foi dado às lendas e contos folclóricos, com a apresentação de livros infantis sobre o tema, objetivando estimular o gosto pela leitura.
Educação Infantil
Muita conversa, contação de história e manuseio de livrinhos
No decorrer da Semana do Folclore na Educação Infantil, as professoras conversaram com os alunos a respeito da importância do Folclore Nacional como registro das várias tradições do nosso povo. Mas se concentraram na apresentação das histórias que são passadas de geração a geração. Assim, elas contaram e leram lendas, como a do Saci Pererê, da Cuca, do Boitatá, da Iara. Depois, os alunos manusearam livrinhos, numa proposta comumente utilizada para despertar nos pequenos o desejo de aprender a ler.
Pecinhas sobre lendas folclóricas
No próprio Dia do Folclore, 22 de agosto, os alunos da Educação Infantil tiveram uma surpresa: assistiram a três dramatizações montadas sobre personagens do nosso folclore.
Primeiramente, eles acompanharam as professoras até o lago da escola, onde encontraram a Iara, ou melhor, duas Iaras, que eram professoras fantasiadas de sereia. Elas contaram a sua tão conhecida história de levar pescadores para o fundo do mar. E também mencionaram a necessidade de se evitar que a poluição das águas e das praias prejudique a vida dos animais marinhos.
Em seguida, uma outra professora, no nosso “Bosque”, representou a Cuca, personagem que simboliza o cuidado com a preservação das florestas. Por fim, na varandinha, apareceu o professor Paulo, de Música, como o Saci Pererê, falando de suas travessuras. E é claro que foi um momento também musical. Com o saci, os alunos cantaram e dançaram.
Fundamental Anos Iniciais
Lenda do Saci
No Fundamental Anos Iniciais, durante a Semana do Folclore, as professoras trabalharam as lendas, as brincadeiras, as músicas. Com gorrinhos vermelhos, os alunos ouviram a história do Saci Pererê, fizeram pinturas e colagens do divertido personagem folclórico e brincaram no gramado.
Lenda do Boto
Os alunos também ouviram a lenda do Boto e fizeram uma Arte Maker (técnica do “faça você mesmo” com o emprego, principalmente, de materiais recicláveis). Eles desenharam e pintaram a figura do personagem, colaram numa garrafinha PET e acrescentaram água, glitter e lantejoulas. Depois, foi só se divertir, brincando com a “Garrafinha Boto”.
Doce do folclore e curiosidade
As professoras explicaram aos alunos que alguns pratos culinários são folclóricos, por serem extremamente populares. É o caso do pé de moleque, considerado patrimônio da gastronomia brasileira. Então, no Dia do Folclore, os alunos ganharam da escola um pé de moleque coladinho num informe sobre a curiosa origem do nome desse doce.
Você sabia?
Dizem que o nome pé de moleque surgiu porque, antigamente, quando as baianas vendiam esse doce nas ruas e algum algum menino roubava um e saía correndo, elas gritavam:— Pede, moleque!