Home FUNDAMENTAL I “Mundo Computacional”: disciplina que prepara nossos alunos para o futuro

“Mundo Computacional”: disciplina que prepara nossos alunos para o futuro

União de técnicas da ciência da computação, tecnologia digital e prática Maker

por Aline Floresti

A nova disciplina da nossa escola, chamada Mundo Computacional, baseia-se no “pensamento computacional”, ou seja, na habilidade de resolver problemas e desafios a partir de conceitos de computação.

Nas aulas, os alunos participam de projetos em que precisam fazer construções de objetos utilizando tecnologias de ponta, como: robótica, eletrônica digital (criação de circuitos e sistemas digitais),  inteligência artificial (IA), entre outras. 

Benefícios das aulas de Mundo Computacional

A disciplina Mundo Computacional visa conduzir os alunos à aplicabilidade dos saberes, já que, para solucionar os desafios propostos, devem refletir e utilizar conhecimentos de diferentes áreas. E, como as tarefas são todas em equipe, desenvolvem-se atitudes de colaboração, empatia, ética, liderança, planejamento, proatividade, persistência.

Em suma, a disciplina, além de oferecer conhecimentos científicos e tecnológicos, promove habilidades socioemocionais indispensáveis para profissionais do presente e do futuro.

Aulas práticas de construção encantam os alunos

Os alunos, nas aulas de Mundo Computacional, ficam maravilhados com as construções que já estão conseguindo realizar.

A Fabíola, professora do Fundamental Anos Iniciais, conta que os seus alunos se mostram muito interessados pelas atividades. Eles estão comprovando, com satisfação, que o “pensamento computacional”, resultante de atitudes de reflexão, ação e experimentação, é essencial para a construção de objetos eletrônicos, robôs e dispositivos digitais.

O professor Alexandre, que leciona Mundo Computacional para as turmas do Fundamental Anos Finais, também destaca que a motivação é decorrente de as aulas serem práticas e os alunos poderem, desde o começo, pôr  a mão na massa e construir objetos. Ele esclarece, ainda, que a metodologia ativa de aprendizagem adotada fortalece o protagonismo dos estudantes ao longo de todo esse projeto educacional.

O que os alunos do Fundamental Anos Iniciais estão aprendendo?

A professora Fabíola, com os alunos do Fundamental Anos Iniciais, promove bate-papos para eles adquirirem um entendimento básico sobre programa computacional

Muitas vezes, a metodologia lúdica se faz necessária para esclarecer algum conceito e despertar o interesse dos alunos. Ela nos conta que, para explicar “algoritmo” aos alunos dos 1os anos, simulou uma situação em que ela própria era um robô e os alunos eram um algoritmo dando instruções para o robô executar tarefas específicas. Depois, na mesma aula, numa atividade Maker, ela orientou os alunos a seguirem instruções algorítmicas para montar um avião de papel.

Dessa maneira, misturando teoria, prática e diversão, em todas as turmas, do 1º ao 5º ano, a professora apresenta os principais conceitos de computação e está  trabalhando “dispositivos eletrônicos”

Os alunos já reconhecem e constroem circuitos eletrônicos simples, fazendo acontecer o que é solicitado. Inicialmente, o circuito deveria ser capaz de acender uma luz; em seguida, deveria controlar o acender e o apagar, sendo acrescentado um botão; e, por último, o circuito, de forma parecida com o de um poste de rua, deveria fazer a luz acender automaticamente quando a claridade do ambiente se tornasse mais fraca.

“Os alunos estão conseguindo executar todas as tarefas. Surgem sempre desafios, que são superados com sugestões e entrosamento dos membros de cada grupo de trabalho.”, falou a Fabíola.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service