Home FUNDAMENTAL II “Jogo de Detetive” desenvolve habilidades exigidas no Século XXI

“Jogo de Detetive” desenvolve habilidades exigidas no Século XXI

Alunos do Médio treinam resolução de problemas de forma consistente e sistemática

por Aline Floresti

No Ensino Médio, os alunos, numa proposta de protagonismo, seguem uma das Trilhas ou Itinerários Formativos, o de “Linguagens e Ciências Humanas” ou o de “Matemática e Ciências da Natureza”. 

Além dessas opções gerais, também existem à disposição dos  alunos disciplinas diferenciadas, as chamadas “Eletivas”, das quais eles podem escolher duas por semestre. 

Neste primeiro semestre de 2025, foi oferecida a eletiva “Criando Reinos”, que atraiu o interesse e a participação de alunos das diferentes turmas do Médio. 

O que é a eletiva “Criando Reinos”?

A eletiva “Criando Reinos” pode ser entendida como uma experiência de aprendizagem que vai além do conteúdo tradicional. Ela promove o desenvolvimento de liderança, autonomia, criatividade e habilidades de resolução de problemas. O seu objetivo é capacitar os alunos para se tornarem agentes de mudança como criadores e organizadores de projetos. 

Ao mesmo tempo que incentiva a tomada de decisão, a iniciativa individual e a liderança, “Criando Reinos” valoriza a socialização e o trabalho de equipe como atitudes fundamentais na busca por soluções.

Jogo de Detetive: atividade de pensamento crítico 

Três educadores e especialistas em comunicação Breno Molina, Nanna Pretto e Carlos Lotto são os organizadores da eletiva “Criando Reinos”. E uma das atividades que eles desenvolveram com os alunos foi o jogo “Quem matou Godofredo?” (de autoria de Breno Molina). 

Nessa dinâmica, com várias fases e tempo estipulado para cada uma delas, os alunos precisaram interpretar detetives que tentam solucionar um crime. Divididos em grupos, eles estudaram o caso, procuraram pistas, debateram, selecionaram hipóteses e apresentaram a conclusão com argumentos consistentes. 

Apreciação da Coordenadora

A Erika Rinaldi, coordenadora dos Itinerários do Ensino Médio, considerou muito valiosa a dinâmica.

“Essa situação-problema, divertida e ao mesmo tempo desafiadora, exigiu dos alunos pensamento crítico, colaboração e trabalho de equipe. Por tudo isso, os resultados foram ao encontro das nossas propostas: preparar os alunos para uma conduta mais criativa, inovadora e com impacto positivo na sociedade.”, mencionou a Erika.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service